Siga-nos

Perfil

Expresso

Corrida à liderança social-democrata

Patinha Antão anuncia associação cívica

Antes de se saber os resultados das eleições, o candidato mostra-se disponível para trabalhar com o novo líder em "qualquer cargo ou para ser militante de base".

Sem expectativas de ganhar, Mário Patinha Antão diz ao Expresso que esta eleição foi o começo de um projecto que continua com a criação de uma associação cívica de cariz social-democrata. O vice-presidente da bancada parlamentar laranja quer criar uma associação equivalente à SEDES(Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), constituída nos anos 70 para promover movimentos de opinião no período da diadura.

"O partido precisa de interagir mais com a sociedade civil", justifica Patinha Antão.

Sobre a campanha, o antigo secretário de Estado da Saúde do Governo de Santana Lopes defende que conseguiu "mostrar que um militante sem ter a estrutura de apoio do partido pode receber apoio dos militantes acima do esperado".

Independentemente do líder eleito hoje, o deputado mostra-se disponível para "qualquer cargo ou para ser militante de base".

Patinha Antão foi o candidato que menos apoios reuniu. Prometeu desde o início que mantinha a candidatura até ao fim e cumpriu-o, mesmo depois de dois mandatários o terem trocado por Pedro Santana Lopes.

Patinha Antão, 62 anos, é deputado do PSD eleito pelo círculo de Braga e vice-presidente da bancada social-democrata. Foi secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde no Governo PSD/CDS-PP, de Pedro Santana Lopes.