Siga-nos

Perfil

Expresso

Corrida à liderança social-democrata

Duarte Lima apoia Pedro Passos Coelho

Duarte Lima, ex líder do grupo parlamentar do PSD e antigo apoiante de Santana Lopes, declarou hoje o seu apoio a Pedro Passos Coelho.

O antigo líder parlamentar do PSD Duarte Lima, que apoiou Santana Lopes noutros congressos, anunciou hoje que vai estar ao lado da candidatura de Pedro Passos Coelho nas directas de 31 de Maio.

Em declarações à Agência Lusa, Domingos Duarte Lima afirmou que Passos Coelho pode trazer "uma lufada de ar fresco" ao partido por ser "uma alternativa completamente nova, sem qualquer responsabilidade na governação do PSD nos últimos anos".

Duarte Lima argumenta que o ex-líder da JSD é o melhor candidato "pelas suas propostas programáticas já conhecidas, experiência política, moderação e equilíbrio e também por ser uma alternativa completamente nova, sem qualquer responsabilidade na governação do PSD nos últimos anos".

Pedro Passos Coelho, concluiu, é quem "melhor pode trazer ao PSD uma lufada de ar fresco, um discurso novo, reconquista do centro político perdido e ser um candidato vencedor em 2009".

O antigo presidente do grupo parlamentar do PSD, quando Cavaco Silva era líder e primeiro-ministro, explica que a sua opção por Passos Coelho em vez de Ferreira Leite ou Santana Lopes, que apoiou em congressos anteriores.

"Essa opção não envolve nenhum juízo de menor consideração pessoal ou política pelos outros dois principais candidatos, o dr. Santana Lopes e dra. Manuela Ferreira Leite. Ambos são dois dos políticos com o maior relevo na vida do PSD", disse.

Além disso, "embora todos os militantes do PSD tenham obrigação de ser solidários com o passado do partido naquilo que teve de positivo e negativo", esta eleição "não é o momento para ajustar contas com o passado".

As eleições directas para a liderança do PSD realizam-se a 31 de Maio e há cinco candidatos - Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite, Pedro Santana Lopes, Mário Patinha Antão e António Neto da Silva.