Siga-nos

Perfil

Expresso

Se fosse ministro do Ambiente...

Valter Sousa

Mudar os comportamentos da população quanto aos problemas do Ambiente, através de uma aposta forte na educação e na informação, são as medidas propostas por Valter Sousa, estudante finalista de Biologia Ambiental na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Se fosse ministro do Ambiente, que três medidas tomava para reduzir as emissões de CO2 em Portugal ?
A solução dos problemas ambientais passa não só por mudanças económicas e tecnológicas mas, acima de tudo, por uma mudança de consciências e atitudes em relação ao meio ambiente.

Partindo dessa perspectiva, o que propõe em termos de Educação Ambiental?
Em colaboração com o Ministério da Educação, a inclusão nos ensinos Básico e Secundário de uma disciplina vocacionada para a protecção do ambiente.

E relativamente à Informação e Sensibilização Ambiental?
A criação de gabinetes de aconselhamento energético nas Lojas do Cidadão e nos Postos de Atendimento ao Cidadão, com a finalidade de fornecer toda e qualquer informação relativamente à aquisição de equipamentos amigos do ambiente, desde electrodomésticos de elevada eficiência energética a instalações de energia renovável.

E para uma maior abrangência da população?
Em colaboração com as várias organizações não-governamentais de Ambiente, desenvolver um Plano Nacional de Informação e Sensibilização Ambiental, que inclua não só sessões de esclarecimento públicas locais, mas também um contacto personalizado casa a casa.