Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Estado e apoios públicos puxam pelo emprego

A educação é o sector com maior aumento do emprego líquido no último ano

Marcos Borga

No espaço de um ano, a população empregada em Portugal aumentou em quase 100 mil pessoas. Administração Públice e Educação valem mais de metade do aumento

O emprego em Portugal continua a aumentar e já ultrapassou a barreira dos 4,9 milhões de pessoas. Os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam uma subida de 28,7 mil pessoas no terceiro trimestre face aos três meses anteriores. Mais ainda, o incremento atingiu quase 100 mil pessoas no espaço de um ano, ou seja, entre o terceiro trimestre de 2017 e o mesmo período de 2018.

Explicação? A desgregação da população empregada por sectores de atividade económica não deixa margem para dúvidas. “Educação” e “Administração Pública e Defesa; Segurança Social Obrigatória” são quem mais está a puxar pelo emprego, indicam os dados do INE em termos de comparação homóloga.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)