Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Web Summit: meia dúzia de homens, 120 mulheres e um debate sobre o que eles e elas estão dispostos a fazer

Sabemos que a batalha não está ganha quando num debate sobre a igualdade de género há apenas cinco homens. “Nas últimas duas décadas temo-nos focado muito no que as mulheres estão dispostas a fazer, mas devemos também falar do que os homens estão dispostos a fazer”, ouviu-se no painel e almoço organizado pela IBM e pela organização Women in Tech

Vão chegando, uma a uma ou em pequenos grupos, e sentando-se nos lugares livres. São mulheres de várias idades, origens e empregos que se deslocaram esta terça-feira para ouvir o que diversidade e inclusão significam para os negócios, a tecnologia e a sociedade como um todo. Aos poucos a sala do Grand Hall vai-se compondo e o vazio sendo substituído por um sentimento de grupo. Olhamos em volta: é difícil encontrar um homem nas mais de 120 pessoas da plateia, mas com esforço lá identificamos meia dúzia deles.

Está apontada a primeira dificuldade para ainda termos poucas mulheres em cargos de chefia: esta é uma discussão que nem sempre inclui os homens, como foi notado várias vezes durante o painel e almoço Women in Tech ThinkLeaders. Os poucos que lá estão são frequentemente elogiados. “Poucos homens e bons já são suficientes”, destaca a diretora de marketing e vice-presidente da IBM, Michelle Peluso. “Eu fico bem se esquecer os outros.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)