Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Quero que este novo site seja uma espécie de Google da verdade”

O jornalista Fernando Esteves está à frente do novo projeto

José Fernandes

Nasce esta terça-feira, durante a Web Summit, um novo órgão de comunicação social. Chama-se Polígrafo e é um jornal digital especializado em verificação de factos. Entrevistámos o responsável

O ex-editor de política da revista “Sábado” Fernando Esteves importa para Portugal um modelo de jornalismo especializado na verificação de factos. O novo site, que nasce esta terça-feira, vai classificar a informação dita por políticos e líderes de opinião em cinco categorias: verdadeira; verdadeira, mas; imprecisa; falsa; e pimenta na língua (quando a mentira é escandalosa).

O que é o Polígrafo?
É um órgão de comunicação social como outro qualquer mas com a particularidade de só fazer fact checking [verificação da veracidade do que é dito], que é um fenómeno razoavelmente conhecido em Portugal e em explosão no mundo inteiro, onde já existem 140 experiências do género. Por exemplo, no Brasil foram os grandes destaques da cobertura da campanha porque houve uma proliferação de fake news.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)