Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Dicas de poupança: afinal quanto vão baixar em 2019 a eletricidade e o gás?

FOTO SUSANA RODRIGUES

O ministro Mário Centeno tem vindo a anunciar que a redução do IVA na eletricidade vai chegar a mais de 3 milhões de famílias no próximo ano. Fui fazer contas, para ver quem pode poupar quanto

PEDRO ANDERSSON

Baixar não é mau, mas quanto? De acordo com o Orçamento do Estado, agora em discussão na especialidade, o IVA da componente fixa para os consumidores com potência contratada mais baixa (só quem tem até 3,45 kVa) deverá baixar de 23% para 6%. Esta descida vai abranger mais de três milhões de famílias no fornecimento de eletricidade e 1,4 milhões no gás.

Mário Centeno explicou que nas suas estimativas – dependendo dos consumos – “as reduções podem ir entre 10 e 20% naquilo que é o imposto total pago pelas famílias na sua fatura”. O “segredo” da correção desta frase é “dependendo dos consumos”. Se o consumo for ridiculamente baixo, o ministro terá razão. Numa família normal não será assim tão “maravilhoso”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)