Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Preço do petróleo está a cair há um mês mas segunda-feira pode dar uma reviravolta

reuters

Já há muito tempo que não se assistia a uma queda de 15% no preço do petróleo em apenas 30 dias. Mas aproxima-se uma tempestade chamada ‘sanções dos EUA ao Irão’ que pode virar tudo ao contrário. Chega na próxima segunda-feira e só vem dar ainda mais força à palavra que melhor define o mercado: ‘volatilidade’. Entretanto, em Washington já há quem acuse Trump de estar a ajudar os russos, pois podem ser eles os principais beneficiários das sanções ao Irão

Se quisermos resumir o comportamento do mercado petrolífero a uma única palavra, é possível e é, aparentemente, muito simples: ‘volatilidade’.

No último mês, o preço do barril de petróleo (Brent, que serve de referência às compras portuguesas) caiu 15%, dos 86 para os 72 dólares, registados às 16h desta sexta-feira, no mercado londrino. No entanto, a partir da próxima segunda-feira podem surgir novas e imprevisíveis alterações.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)