Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

PPE escolhe cabeça de lista entre um alemão e um finlandês

luís barra

O eurodeputado alemão Manfred Weber e o ex-primeiro-ministro finlandês Alexander Stubb são os candidatos da maior família europeia com assento no Parlamento Europeu. PSD e CDS ainda não decidiram qual deles apoiam

O eurodeputado alemão Manfred Weber está à frente da corrida. Tem o apoio de Angela Merkel e dos restantes chefes de Estado e de Governo do Partido Popular Europeu. Mas na quinta-feira, no Congresso do Partido Popular Europeu em Helsínquia, a votação vai ser secreta e o ex-primeiro-ministro finlandês Alexander Stubb ainda acredita que é possível convencer a maioria dos 758 delegados a divergirem da visão dos respetivos líderes e a votarem nele para cabeça de lista da maior família política representada no Parlamento Europeu, nas eleições de maio.

Não são as posições políticas que os afastam mas sim as diferentes personalidades. Weber é mais discreto. Stubb mais eloquente, e muito mais visível nas redes sociais. Weber aposta nos líderes, Stubb nas bases. O alemão é há quatro anos líder do grupo parlamentar do PPE no Parlamento Europeu. Mas só o finlandês tem experiência governativa no currículo. Na terça-feira vão ter o primeiro frente a frente de ideias na capital finlandesa. No final só um poderá ser o candidato da família de centro-direita à presidência da Comissão Europeia. Mas é uma corrida, em que a vitória nas urnas não garante o cargo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)