Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Os desafios de Rio e a prova de algodão para os críticos

Rio Rio deverá enfrentar os críticos esta noite e apresentar propostas para a sáude

Foto Manuel Fernando Araújo/Lusa

Depois de meses a ser criticado pelos adversários internos, Rui Rio terá no Conselho Nacional desta quarta-feira, nas Caldas da Rainha, uma oportunidade para clarificar a estratégia do partido, enfrentar os críticos e controlar o calendário. Os que querem derrubar o líder, terão de fazer a sua parte: ir a jogo.

Esta noite, quando entrar na sala de Congressos das Caldas da Rainha onde vai decorrer o Conselho Nacional do PSD, Rui Rio deverá encontrar um ambiente hostil. Os últimos meses têm sido tudo menos fáceis para o líder do PSD: de “muleta” de António Costa a político “hibernado” durante o verão, o social-democrata tem sido golpeado sem dó nem piedade pelos adversários internos. Pedro Duarte exigiu a sua cabeça, Luís Montenegro continua agarrado a uma canela do líder e o eixo de Cascais Carreiras-Pinto Luz atirou-se decididamente à outra. Até Santana Lopes virou as costas a Rio. Nos bastidores, dirigentes distritais, deputados e outros militantes conspiram na sombra. Rio desvalorizou os críticos e assim vai continuar: quem está mal, faz favor de sair, como sugeriu na semana passada.

Independente da vontade de Rui Rio, o líder do PSD deverá ter de enfrentar as vozes dissonantes do partido. Atendendo ao que foram garantindo os seus críticos internos nos últimos meses, o Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, será o primeiro choque frontal de uma guerra, que, até ao momento, tem sido quase exclusivamente travada nos bastidores e na comunicação social. Ou não: o balão da oposição parece ter sido esvaziado à nascença e esta reunião pode ser menos tensa do que se antecipava.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido