Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

As saudades que eu já tinha...

Aldeia de Monte Frio. Ao som do vira, os pares formam uma grande roda de fado mandado, junto ao coreto

tiago miranda

Agosto é o mês em que mais pessoas das mais variadas profissões, idades e paragens voltam à sua terra natal para participar na grande festa anual. Neste Arquivo Expresso reproduzimos a reportagem publicada na revista de 22 de agosto de 2009 numa série de aldeias da chamada Beira Serra, considerada o ”coração de Portugal”, onde a tradição ainda é o que era

Bernardo Mendonça

Bernardo Mendonça

texto

Jornalista

Tiago Miranda

Tiago Miranda

fotos

Fotojornalista

Roda o baile. Três passinhos para a frente. Três passinhos para trás. Mais três para o lado. E torna a girar. Eles dançam muito agarradinhos a elas. E elas, mais desinibidas e afoitas, dançam alegres umas com as outras ao som de canções lamechas a puxar à lágrima: “Não vou esquecer teu beijo apaixonado. Nem vou esquecer, teu corpo, teu sabor e as noites sem dormir, paixão sem fim. Não vou esquecer meu amoooor.”

O tema é de Mickael Carreira, mas quem o interpreta são os Gomape, uma banda de jovens da região com um repertório de covers de música romântica portuguesa e brasileira, a dita pimba. A pista destas (an)danças é a estrada. Por isso, quando se aproxima um carro os casais afastam-se para deixá-lo passar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)