Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Abjeto, nojento e vergonhoso”: a revolta americana após Trump/Putin

Foto Getty

Trump rebaixou-se perante um tirano, teve um comportamento cobarde e nojento, deve ter uma dívida tão grande com Putin que faz equivalência moral entre os EUA e um bandido assassino e os seus capangas: democratas e republicanos reagiram violentamente à conferência de imprensa que encerrou a cimeira com o presidente da Rússia em Helsínquia. Mas as críticas são justas? E que efeito podem ter nas eleições de novembro?

“Nenhum outro presidente se rebaixou de forma tão abjeta diante de um tirano”: foi assim que o senador republicano John McCain reagiu ao comportamento do presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do seu homólogo russo, Vladimir Putin, na conferência de imprensa de segunda-feira em Helsínquia. Trump responsabilizou os dois países pelas más relações dos últimos anos, afirmando que ambos foram “tontos” e ambos tinham “culpa”. Pior: Trump valorizou mais a palavra de Putin, que mais uma vez garantiu não ter interferido nas eleições americanas de 2016, do que a dos próprios serviços de informação dos EUA, que na sexta-feira indiciaram 12 agentes russos precisamente pela alegada intromissão eleitoral.

“O presidente Trump não faltou apenas à verdade em relação a um adversário. Falando pela América para o mundo, o nosso presidente não foi capaz de defender tudo o que nos faz quem somos – uma república de pessoas livres, dedicadas à causa da liberdade em casa e no exterior”, continuou McCain. Mas o candidato presidencial republicano às eleições de 2008, que Barack Obama venceu, não foi o único a insurgir-se contra a atitude de Trump. As críticas vieram de várias frentes, dos democratas aos republicanos, e até da Fox News, que muitas vezes funciona como uma extensão audiovisual da Casa Branca.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)