Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Na última década foram criadas quase 8 empresas por dia no sector imobiliário

Entre agências imobiliárias, empresas de gestão de condomínios e de avaliação imobiliária e outras atividades ligadas ao sector, o número de empresas cresceu 65% em dez anos. No subsector da avaliação imobiliária o aumento foi de 1800%

Catia Mateus

Catia Mateus

Jornalista

Entre 2007 e 2017 nasceram em Portugal 409.253 empresas, 28.669 (7%) das quais estavam ligadas ao imobiliário. E apesar da percentagem parecer residual, a Informa D&B, que responde pelos números, tem destacado o sector como um dos mais dinâmicos na criação de novas empresas. Feitas as contas, a média é de quase oito novas empresas por dia.

Em dez anos, o número de empresas com atividade ligada a esta área cresceu 65%, segundo os dados compilados pela consultora a pedido do Expresso. E não é só de mediação imobiliária que estamos a falar. Os negócios ligados à avaliação imobiliária cresceram 1800%, no mesmo intervalo temporal. As alterações legais introduzidas ao enquadramento da atividade e as mudanças no próprio contexto de mercado justificam, segundo a Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (ANAI), parte deste crescimento.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)