Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“O corte de vagas a Lisboa e Porto vai ter um efeito perverso: o abandono escolar”

António Sousa Pereira, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tomou posse, esta quarta-feira, como novo reitor da Universidade do Porto, sucedendo a Sebastião Feyo de Azevedo

Aos 56 anos, o 20º reitor da Universidade do Porto afirma que os docentes estão a chegar ao ponto de exaustão e pede ao Governo um diálogo mais franco com as academias, espartilhadas por anos de subfinanciamento crónico. António Sousa Pereira alerta que numa corrida é preciso saber onde é a meta: “Não é a meio de uma prova de 10 mil metros que se exige a maratona”

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Já decidiu qual vai ser a sua primeira medida para os quatro anos de mandato?
A primeira e mais urgente é dar cumprimento à lei da reposição remuneratória dos docentes, medida em que universidades travam um verdadeiro braço-de-ferro com o Ministério das Finanças e com o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Não acredito que o Governo vá repor a totalidade das verbas necessárias à reposição de vencimentos, mas pelo menos um montante que nos garanta algum conforto. A Universidade do Porto (UP) recebeu uma tranche para os docentes que têm seis anos de excelência, mas é preciso que o Governo clarifique, o mais rápido possível, a aplicação da lei das valorizações remuneratórias e como vai ser financiada...

Há falta de diálogo?
O relacionamento das instituições de ensino superior com o Governo tem de ser mais franco, não inquinado pela desconfiança, nem assentar numa base de imprevisibilidade, nomeadamente a nível financeiro. É indispensável criar melhores condições de trabalho para o pessoal docente e não docente, o mais frágil, por ser aquele que tem menor capacidade de reivindicação.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)