Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Volta a Portugal começa em Viseu e termina em Lisboa

72ª edição da Volta a Portugal em bicicleta será disputada ao longo de 11 dias de competição e um de descanso, com partida de Viseu, a 4 de agosto, e final em Lisboa, a 15. 

A última etapa da 72ª edição da Volta a Portugal em bicicleta termina em Lisboa, a 15 de agosto, 11 dias e nove etapas depois da partida de Viseu. 

Segundo fonte conhecedora do percurso confirmou à Agência Lusa, a capital portuguesa volta a receber o final da prova, como em 2000, na vitória de Vítor Gamito, e uma chegada de etapa, tal como aconteceu na 3ª etapa da 68ª edição da Volta a Portugal (2006), então em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. 

O percurso de 2010 integrar ainda as chegadas aos altos da Senhora da Graça e da Torre. 

Lisboa e Viseu trocam de papel

Lisboa, palco do prólogo da corrida em 2009, inverteu os papéis com Viseu, que recebeu o contrarrelógio final na última edição, num traçado que volta a excluir o Alentejo e o Algarve, pelo segundo ano consecutivo, depois das partidas de Portimão e passagens pelo Alentejo, entre 2006 e 2008. 

Em 2010, o "crono" individual, entre Pedrógão e Leiria, surge na penúltima etapa, quebrando a tradição de fechar a corrida, provavelmente permitindo uma jornada de consagração na derradeira tirada, entre Sintra e Lisboa.

A emblemática chegada ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, mantém-se na 4ª etapa, antes do dia de descanso, apesar do local da partida ainda estar por definir, enquanto a etapa da Torre, em Seia, na Serra da Estrela, recua para a 7ª tirada. 

Ainda em negociação estão as partidas para a 3ª etapa, que terminará em Viana do Castelo, e para a 8ª, embora neste caso esteja em equação o arranque de Oliveira do Hospital. 

Montanha começa cedo

As primeiras diferenças deverão aparecer, logo na 2ª tirada, com a confirmação da chegada ao monte da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, estreada em 2008, após a partida de Aveiro que, tal como Gouveia e Fafe, deixa de acolher metas para assistir ao arranque dos corredores. 

Oliveira de Azeméis na 1ª tirada, Viana do Castelo na 3ª, Lamego na 5ª, Castelo Branco na 6ª e Oliveira do Bairro na 8ª, são os outros locais de chegada, enquanto nas partidas destaca-se o regresso de Moimenta da Beira, juntamente com a estreia de Pedrógão. 

A 72ª edição da Volta a Portugal em bicicleta será disputada ao longo de 11 dias de competição e um de descanso, com partida de Viseu, a 4 de agosto, e final em Lisboa, a 15. 

Com a descida da categoria, de HC para 2.1, o pelotão da Volta vai integrar as cinco equipas profissionais lusas, a seleção sub-23 e formações continentais, caindo a obrigatoriedade de incluir equipas ProTour e Continentais Profissionais. 

4 Agosto - Prólogo em Viseu 5 Agosto - 1ª etapa: Gouveia - Oliveira de Azeméis  6 Agosto - 2ª etapa: Aveiro - Santo Tirso (Assunção)  7 Agosto - 3ª etapa: Por definir - Viana do Castelo  8 Agosto - 4ª etapa: Por definir -- Mondim de Basto (Senhora da Graça)  9 Agosto - Descanso  10 Agosto - 5ª etapa: Fafe - Lamego  11 Agosto - 6ª etapa: Moimenta da Beira - Castelo Branco  12 Agosto - 7ª etapa: Idanha-a-Nova - Alto da Torre  13 Agosto - 8ª etapa: Por definir - Oliveira do Bairro  14 Agosto - 9ª etapa: Pedrógão - Leiria (contrarrelógio individual)  15 Agosto - 10ª etapa: Sintra - Lisboa