Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Vídeo: Nuno Gomes embaixador de Timor para o Desporto e Turismo

O futebolista do Benfica Nuno Gomes tomou hoje posse, em Díli, como embaixador de Timor-Leste para o Desporto e Turismo, perante o Presidente timorense, José Ramos-Horta. (Veja vídeo no final do texto)

O futebolista do Benfica Nuno Gomes tomou hoje posse, em Díli, como embaixador de Timor-Leste para o Desporto e Turismo, perante o Presidente timorense, José Ramos-Horta. 

Durante a cerimónia, Nuno Gomes recebeu do ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, o respetivo passaporte diplomático. 

A cerimónia, que teve lugar no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, em Díli, teve uma assistência pouco habitual para atos do género, devido à popularidade do jogador, como disse Ramos-Horta durante o seu discurso.

"Não precisei de tempo para aceitar o cargo. Precisei sim de assimilar o que me estavam a propor. Senti-me orgulhoso porque é também o reconhecimento do meu trabalho e telefonei para casa a contar", contou Nuno Gomes aos jornalistas.

"Comovido e emocionado"

"Comovido e emocionado" foi como o atleta se sentiu ao tomar posse do cargo, afirmando esperar "elevar ao máximo o desporto em Timor e divulgar o país nos quatro cantos do mundo", conforme o compromisso que assumiu.

O Presidente de Timor-Leste considerou a nomeação de Nuno Gomes como embaixador "importante para o desporto e para o turismo, que pode ser também turismo desportivo".  

"Estamos a lançar várias iniciativas, como agora a Maratona Internacional de Díli, no dia 20, a volta a Timor em bicicleta, que vai ser na segunda semana de setembro e que no ano passado foi um grande sucesso, ou o concurso de fotografia subaquática em outubro", disse Ramos-Horta. 

Luís Filipe Vieira diz que Nuno Gomes permanecerá no Benfica

O presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, mostrou-se orgulhoso pela nova missão dada a um atleta do Benfica, clube que nas suas palavras "representa a verdadeira cultura da lusofonia". 

"É uma missão muito importante para o Nuno e que, brevemente, vai ter já alguns resultados. Há compromissos que já assumimos, nomeadamente de cooperação na formação, contamos a curto prazo estar em Timor-Leste a lançar o canal televisivo do Benfica, e vamos trazer um sintético para ser aplicado aqui", explicou. 

O presidente do Benfica admitiu que o embaixador Nuno Gomes, quando decidir terminar a sua carreira de futebolista, "poderá ter um percurso de servir a instituição". 

"O Nuno, quando tomar a decisão de que o percurso dele acabou como futebolista, de certeza que terá uma porta aberta na nossa casa", concluiu Luís Filipe Vieira. 

*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.