Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Vídeo: Manuel Machado apresentado em Guimarães

O novo treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Machado, estabeleceu como objetivo para a próxima época as primeiras cinco posições da Liga. (Veja vídeo SIC)

O novo treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Machado, estabeleceu como objetivo para a próxima temporada as primeiras cinco posições da Liga de futebol e revelou que o clube terá que contratar oito a dez jogadores.  

"Estamos num clube cuja ambição é uma permanente e que, por força da sua base social e da sua ambição, tem que jogar claramente para as primeiras cinco posições. Se vai ser 5, 4 ou 3, como ainda há bem pouco tempo o conseguiu, não sabemos, mas vamos apontar para aí", afirmou hoje o ex-treinador do Nacional da Madeira.  

Apresentado oficialmente à comunicação social e a cerca de uma centena de associados do Vitória na sala de imprensa do estádio vimaranense, Manuel Machado lembrou, porém, "a forte concorrência" e avisou que são precisos "meios".  

"Se houver os meios necessários, haverá também as ideias para criar uma equipa competitiva. Dentro de duas, três semanas teremos o esqueleto da equipa praticamente concluído e aí já se poderá fazer uma análise mais objetiva do que poderá ser o Vitória", afirmou. 

Machado já esteve em Guimarães em 2004/05

Segundo o treinador, de 54 anos, que regressa a Guimarães depois de em 2004/05 ter conduzido o clube ao 5.º lugar e às competições europeias, "a direção está a trabalhar em cima das ideias que lhe foram transmitidas" e, se as conseguir "materializar", os sócios "poderão confiar numa equipa competitiva".  

Mas, "nos tempos que correm, não se pode rasgar dinheiro, pelo que vão transitar 16, 17 jogadores do atual plantel, que terá um máximo de 25 e um mínimo de 23", pelo que o Vitória terá que "ir ao mercado fazer oito a dez aquisições", revelou. 

Machado assinou por uma temporada, sendo que daqui "a sete ou oito meses, se a direção estiver contente com o trabalho, será muito fácil prorrogar o contrato". 

Presidente satisfeito com treinador

O presidente vitoriano manifestou-se satisfeito pela contratação do técnico vimaranense: "Sempre lutei, como sabem, para que ele viesse para o Vitória e depois de três anos apareceu a oportunidade". 

"É um vitoriano e por onde passou o seu trabalho deu frutos", acrescentou, revelando que os últimos detalhes do contrato só hoje ficaram estabelecidos.

Macedo da Silva disse ainda que esta temporada a direção vai "investir mais alguma coisa no futebol" de forma a obter "uma equipa forte, à imagem do Vitória". 

O Vitória de Guimarães regressa aos trabalhos dia 16 de junho e parte para estágio, em Quiaios, a 21 do mesmo mês, regressando nos primeiros dias de julho.  

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.