Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Vídeo: A estreia de Mourinho como treinador... no Barça

Ainda não tinha o sobretudo preto da Armani, mas já começava a mostrar dotes 'especiais'. Veja a estreia de Mourinho como treinador, no Barcelona de Van Gaal, em 1998.

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

Tinha um sobretudo castanho (será que já era Armani?), uma gravata amarela e o cabelo preto, sem manchas grisalhas. O José Mourinho de 1998 ainda não era o 'Special One', mas já tinha dotes 'especiais', ou não tivesse sido brindado por Van Gaal com o comando técnico do Barcelona.

A 24 de Março de 1998, Barcelona e Lleida defrontaram-se para a Taça da Catalunha, competição com importância reduzida. A comprová-lo, estava a utilização de jovens desconhecidos da 'cantera' do Barça no onze inicial. Chamavam-se Puyol e Xavi...

Louis Van Gaal, então treinador principal, entregou o comando da equipa nessa partida ao adjunto José Mourinho, que não se fez rogado, uma vez que até falou na sala de imprensa após o jogo.

Para a história fica a vitória do Barcelona (2-1) e a estreia irónica de Mou, que agora poderá rumar ao rival Real Madrid.

Antes da final da Liga dos Campeões, Mourinho comentou o impulso que o mentor holandês deu à sua carreira de treinador: "Van Gaal é uma pessoa muito confiante e, num momento em que eu era um treinador jovem, isso foi muito importante. Deu-me confiança para orientar a equipa no campo. Em jogos amigáveis, na Taça da Catalunha, deu-me a responsabilidade de ser o treinador. E disse-me: 'Eu vou para a bancada, orienta tu a equipa', por isso foi crucial no meu desenvolvimento."

Veja a estreia de José Mourinho como treinador: