Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Sporting de Paris pode ser campeão francês de futsal

Equipa de futsal do Sporting Club de Paris é treinada pelo filho do presidente, já nascido em França

Filial parisiense do Sporting ganhou no sábado a Taça de França e disputa amanhã, em Paris, a final do campeonato nacional francês de futsal.

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

Os jogadores de futsal do Sporting Clube de Paris, clube presidido por José Lopes de Sousa - e fundado igualmente por ele há 20 anos -bateram o Cannes no sábado passado, por 7-3, e ergueram com orgulho a Taça de França, o que aconteceu pela primeira vez na  história desta filial do Sporting Clube de Portugal.

Agora, José Lopes sonha ainda mais alto. Quer derrotar amanhã, em Paris, Kremlin-Bicêtre, o que dará ao Sporting Club de Paris o título de campeão nacional e o direito de disputar, na próxima época, o título europeu - e, eventualmente, ter por adversário o campeão português da modalidade.

A festa da mascote e dos jogadores leoninos parisienses depois da vitória na Taça de França de futsal

A festa da mascote e dos jogadores leoninos parisienses depois da vitória na Taça de França de futsal

"Estamos bem preparados, trabalhámos muito para chegar onde estamos, é uma final e é sempre difícil, mas quem como nós anda a ganhar há 32 jogos sucessivos só pode pensar na vitória!", diz o presidente do Sporting Club de Paris ao Expresso, na véspera do jogo, agendado para as 15h locais (14h em Lisboa), na sala Charpy (Estádio de Charlety), em Paris.

Actividades extra-desportivas

Com um emblema original - parecido com o do Sporting, mas com um leão amarelo a escalar a Torre Eiffel -, a filial parisiense dos "leões" de Alvalade tem uma espaçosa sede num rés-do-chão da rua Gandon, no bairro número 13 de Paris, e é muito mais do que um simples clube de futsal. 

Contando com diversos portugueses, brasileiros e representantes de mais de vinte outras nacionalidades, tem inscritos 450 atletas repartidos em duas dezenas de equipas de variados escalões etários. Desenvolve também actividades extra-desportivas muito aplaudidas pelas autoridades francesas, designadamente apoiando, através do desporto, a reinserção na sociedade de ex-prisioneiros e jovens marginalizados.

A equipa de futsal que vai disputar amanhã o título francês é treinada por Rodolfo Lopes, filho do presidente José Lopes de Sousa, já nascido em França. O treinador conta no grupo com diversos internacionais indiscutíveis da equipa nacional francesa - entre eles o português e capitão do Sporting Clube de Paris, Alexandre Teixeira, português igualmente nascido em França.