Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Sporting de Paris é vice-campeão de França de futsal

Equipa de futsal do Sporting Club de Paris é treinada pelo filho do presidente, já nascido em França

DR

Equipa 'leonina' de Paris perdeu hoje a final do Campeonato, nos penáltis. "Estamos orgulhosos: somos vice-campeões e ganhámos a Taça de França", diz José Lopes, presidente da filial dos 'leões' de Lisboa.

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

Os dirigentes, adeptos e jogadores do Sporting Club de Paris pensavam na "dobradinha", mas não conseguiram concretizar o sonho.

Na final, esta tarde, num ginásio do estádio Charlety, em Paris, faltou muito pouco para chegarem ao título e terem assim acesso à Taça da Europa de futsal. Perderam nas grandes penalidades, por 5-4. No fim do tempo regulamentar e de um jogo disputadíssimo, empatavam com o adversário, o Kremlin-Bicêtre, por 3-3. Os golos portugueses tinham sido marcados por Santos (2) e Soares.

No fim da partida, os adeptos 'leoninos' estavam tristes, contemplavam a ruidosa festa dos adversários, mas contentavam-se com o balanço do que um deles chamou "uma época de ouro".

"Somos uma equipa da emigração portuguesa, é um grande feito termos conseguido chegar à final do Campeonato e, na semana passada, conquistámos a Taça de França, batendo o Cannes por 7-4!", acrescentava outro.

"Para o ano ganhamos"

"Todos os portugueses estão orgulhosos com o que a nossa equipa fez esta época", comentava José Lopes, o emigrante, hoje na reforma, que fundou há 20 anos o Sporting Club de Paris.

No recinto, a festa foi do Kremlin-Bicêtre, também da região parisiense, que até tinha claques mais bem organizadas do que as 'leoninas' nas bem compostas bancadas da "Sala Charpy", onde decorreu a final.

"Para o ano ganhamos", prometia um português enquanto abraçava Alexandre Teixeira, o capitão da equipa sportinguista, ainda vestido com a camisola verde e branca. Ao lado, o treinador Rodolfo Lopes, também ele, como Teixeira, filho de portugueses, felicitava os seus jogadores um a um.

Leão a escalar a Torre Eiffel

O equipamento dos 'leões' de Paris é semelhante ao dos de Portugal. Apenas com duas diferenças, além dos sponsors: o leão do emblema surge a escalar a Torre Eiffel e, ao cimo, nas costas, apresenta uma pequena bandeira portuguesa.

Duas imagens que definem bem a identidade do clube fundado por portugueses e que hoje tem inscritos mais de 450 atletas de 20 nacionalidades, repartidos por 20 equipas de futebol amador de diversas camadas etárias.

Alguns dos seus jogadores são ex-prisioneiros ou marginais que a equipa acolhe no quadro de um programa de apoio à juventude, em colaboração com a Câmara de Paris.

O Sporting Club de Paris é a filial n° 143 do Sporting Clube de Portugal.