Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Sporting a abrir, Benfica a fechar

Depois das emoções europeias, regressa a Liga. Em Alvalade, o Sporting recebe o Desportivo das Aves e João Moutinho irá fazer o 91.º jogo consecutivo.

Depois de uma semana dourada para os clubes portugueses ainda envolvidos em competições europeias, que terminou com um saldo de duas vitórias e um empate, regressa agora a Liga, para a 19.ª jornada.

Prestes a entrar no último terço, o campeonato está ao rubro, com o Sporting e o Benfica a lutar, ponto a ponto, pelo segundo lugar, e na expectativa de um deslize do FC Porto para se aproximarem. A luta pelos dois lugares para a Taça UEFA também está quente, com o quarto e o décimo classificados separados apenas por quatro pontos.

Na luta pela manutenção, Vitória de Setúbal, Beira-Mar e Desportivo das Aves parecem ser três candidatos a dois lugares, já que a Académica está já seis pontos à frente dos últimos.

Moutinho de ferro

A 19.ª jornada começa, assim, esta noite, em Alvalade, onde o Sporting recebe o Aves, último classificado da Liga.

Nos "leões", Bruno Pereirinha, Tello e Romagnoli são baixas certas por lesão, enquanto Tonel fica também de fora, a cumprir um jogo de suspensão depois de completar uma série de cinco cartões amarelos. Assim sendo, Paulo Bento chamou todos os 20 jogadores disponíveis, destacando-se os regressos de Paredes e João Alves aos eleitos.

O jogo de Alvalade marca ainda o 91.º jogo consecutivo para João Moutinho. Uma série impressionante, que faz lembrar Frank Lampard. Recorde-se que atingir esta marca implica não haver paragens por lesão ou suspensões, seja por cartões vermelhos ou por series de amarelos. Impressionante, para um médio de apenas 20 anos.

O Aves desloca-se Alvalade na ingrata posição de lanterna vermelha de Liga, e com uma série recente de seis jogos sem vencer. A equipa de Neca não pode contar, ainda, com Xano, Moreira e Nené, todos lesionados. Na primeira volta, o Sporting venceu na Vila das Aves por 2-0, com golos de Alecsandro e de Tonel.

Rumo ao "bi"

No Domingo, o FC Porto desloca-se a Aveiro, para defrontar um Beira-Mar renovado. O campeão nacional vai jogar frente ao campeão de transferências. Lembre-se que o Beira-Mar contratou mais de uma dezena de futebolistas no mercado de Inverno, e trouxe ainda o espanhol Francisco Soler para o comando técnico da equipa.

Os dragões são, neste momento, uma equipa confiante, espírito personalizado no discurso de Bosingwa. O jogador assumiu que a equipa não vai permitir mais aproximações de Benfica e Sporting: "Os maus resultados já fazem parte do passado. Agora só pensamos que temos de ser campeões e vamos jogar sempre para esse objectivo. Não vamos permitir aproximações. Não vamos dar hipóteses", disse.

Com o Sporting a abrir a jornada e o FC Porto pelo meio, cabe ao Benfica o fecho da ronda. Os encarnados jogam na segunda-feira com o Paços de Ferreira, na Luz. Depois três jogos em uma semana, e outras tantas vitórias, a equipa de Fernando Santos quer dar continuidade ao bom momento. Para isso, o engenheiro deve promover o regresso de Nuno Gomes ao onze inicial. Rui Costa, lesionado, continuará ausente.

Do lado do Paços de Ferreira, o empate com o Sporting aumentou a confiança, e os jogadores de José Mota querem mostrar, na Luz, que o sexto lugar que ocupam na tabela não é obra do acaso.

Nos restantes jogos, Boavista e Estrela Amadora têm deslocações complicadas a Coimbra e Braga, respectivamente. As duas equipas, com séries impressionantes de jogos sem perder, vão tentar manter os registos, em busca dos objectivos a que se propuseram.

JOGOS DA 18.ª JORNADA

. Sporting – Desportivo das Aves

Sexta-feira, 20h30, Estádio Alvalade XXI [SPORTTV1]

. Académica – Boavista

Sábado, 17h, Estádio Cidade de Coimbra

. Naval – Belenenses

Sábado, 20h, Estádio Manuel Bento Pessoa [SPORTTV2]

. Vitória Setúbal – Nacional

Domingo, 16h, Estádio do Bonfim

. Beira-Mar – FC Porto

Domingo, 20h15, Estádio Municipal de Aveiro [SPORTTV1]

. Marítimo – União Leiria

Segunda-feira, 19h, Estádio dos Barreiros [SPORTTV1]

. Sporting de Braga – Estrela da Amadora

Segunda-feira, 20h, Estádio Municipal de Braga

. Benfica – Paços de Ferreira

Segunda-feira, 20h30, Estádio da Luz [TVI]