Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Sorteio da Liga dos Campeões a 19 de Dezembro

O sorteio dos oitavos-de-final da 'Champions', onde Portugal vai contar com duas equipas, assim como da Taça UEFA, realiza-se em Nyon, na Suíça.

Pedro Miguel Neves

A UEFA anunciou hoje que o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões se realiza no dia 19 de Dezembro, em Nyon, na Suíça. Apesar de ainda faltar jogar a última jornada da fase de grupos, FC Porto e Sporting já estão apurados para os 'oitavos' e ficam a conhecer os respectivos adversários nesta data.



O sorteio tem início marcado para as 11 horas de Portugal Continental. Uma hora mais tarde, terá lugar o sorteio dos 16-avos-de-final e 'oitavos' da Taça UEFA, competição onde Portugal ainda tem duas equipas em competição - Benfica e Sporting de Braga -, embora com a qualificação para a fase seguinte a antever-se bastante complicada.



No sorteio da Liga dos Campeões, os oito vencedores dos respectivos grupos defrontarão os segundos classificados. Estes, onde se inclui o Sporting (já sem hipótese de chegar ao primeiro lugar), jogam a primeira mão em casa. Nesta fase, as equipas do mesmo país não podem defrontar-se, assim como os clubes que tenham ficado no mesmo grupo.



Em relação aos 16-avos-de-final da Taça UEFA, o vencedor de um grupo defronta o terceiro classificado de outro, enquanto as equipas provenientes da 'Champions' - os terceiros classificados de cada grupo - irão defrontar os segundos classificados. Os vencedores e os segundos classificados dos grupos disputam a primeira mão fora e a segunda em casa. Nesta fase, à semelhança da Liga dos Campeões, não se podem defrontar clubes do mesmo país. A partir dos oitavos-de-final, já não existe qualquer condicionante.