Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Selecção nacional no Torneio das Seis Nações

A selecção portuguesa de râguebi estreou-se com uma vitória no Torneio das Nações, série B.

Portugal venceu a Espanha por 21-18 (10-13) ao intervalo, num jogo que marcou a estreia da selecção nacional no Torneio Europeu das Seis Nações, da série B.

A formação nacional alinhou com Pedro Cabral, Pedro Carvalho, Miguel Portela, Diogo Mateus, Francisco Mira, Cardoso Pinto, Luís Pissara (José Pinto), Vasco Uva (capitão), Juan Severin, João Uva, Pedro Vieira (Diogo Coutinho), Gonçalo Uva, Joaquim Ferreira (Gustavo Duarte), João Correia e Rui Cordeiro.

Os marcadores portugueses foram Diogo Mateus e o capitão Vasco Uva, ambos com cinco golos, enquanto Cardoso Pinto apontou 11 (2+3+3+3).
No outro encontro referente a esta jornada inaugural, a Geórgia perdeu com a Roménia, por 20-17.

Após a primeira ronda, Portugal comanda a classificação, com três pontos, os mesmos que a Geórgia, mas beneficiando de mais golos marcados, enquanto Roménia e Espanha são terceira e quarta classificadas. De fora desta jornada ficaram as formações da República Checa e da Rússia.

Circuito Mundial de Sevens

Portugal conquistou a Taça Shield do torneio da Nova Zelândia, o terceiro do circuito mundial da especialidade, depois de derrotar na final a Escócia, por 26-24. Antes, os "Lobos" falharam a continuação na Taça Bowl, perdendo com as Ilhas Cook, por 24-12. Antes da final Shield bateram a Papua Nova Guiné, por 26-19.

Os resultados das restantes finais: Cup – Fiji-Samoa, 14-17; Plate – Inglaterra-França, 21-12; Bowl – Tonga-Argentina, 5-12.

Qualificação para o Mundial

A contar para a fase final de qualificação para o Mundial de 2007, Portugal obteve uma vitória tangencial sobre Marrocos, vencendo por 16-15. Apesar do resultado escasso, a formação portuguesa continua na frente da competição e na próxima ronda vai defrontar o último classificado, o Uruguai.

Torneio das Seis Nações

França, Inglaterra e Irlanda adiantaram-se na corrida pela liderança europeia, derrotando na primeira jornada as rivais Itália, Escócia e País de Gales por 39-3, 42-20 e 19-9, respectivamente.

Na classificação, a Inglaterra é líder, seguida da Irlanda e França, enquanto País de Gales é quarto, Escócia quinta e Itália última classificada.