Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Ronaldo e Real Madrid agitaram mês de Janeiro

Clube madrileno gastou mais de 30 milhões de euros para contratar Gago e Higuaín. Ricardo Rocha e Luís Boa Morte estão no top ten das transferências de Janeiro.

Todos os anos é assim. O período de transferências de Inverno, durante o mês de Janeiro, é utilizado pelas equipas para dar alguns retoques no plantel, de forma a que os objectivos finais possam ser atingidos.

Este ano, a transferência mais mediática foi a de Ronaldo, que, aos 30 anos, trocou o Real Madrid pelo AC Milan por 7,5 mihões de euros.

O clube madrileno foi mesmo o que mais actividade mostrou, entre os principais emblemas europeus. É que, embora tendo perdido o "fenómeno", os "merengues" gastaram quase 40 milhões de euros nas contratações dos argentinos Fernando Gago e Gonzalo Higuaín, e ainda do brasileiro Marcelo.

No top ten das transferências de Inverno estão também dois portugueses: Luís Boa Morte e Ricardo Rocha. O extremo trocou o Fulham pelo West Ham por 7 milhões de euros, enquanto o defesa-central se transferiu do Benfica para o Tottenham por 5 milhões.

Portugal não acompanhou

Ao contrário do que tem sido hábito nos últimos anos, os principais clubes portugueses não estiveram muito activos no mercado. O FC Porto contratou Mareque, e conseguiu os empréstimos de Renteria e Eliézio.

O Benfica seguiu o exemplo e apenas se reforçou com jogadores emprestados, Derlei e David Luiz, no caso. Do outro lado da segunda circular, o Sporting seguiu a máxima de que sem dinheiro não há vícios, e não contratou ninguém. Apenas o jovem Bruno Pereirinha reforçou o plantel, mas era já jogador do clube, regressando do empréstimo ao Olivais e Moscavide.

A contrastar com este cenário surgem os clubes menores, que contrataram, e muito. Uma lista encabeçada, à distância, pelo Beira-Mar, com dez reforços. O Desportivo das Aves também esteve em destaque, com cinco novas caras no plantel.

 

TOP TEN REFORÇOS

. Fernando Gago, do Boca Juniors para o Real Madrid (20,8*)

. Ashley Young, do Watford para o Aston Villa (14,5*)

. Gonzalo Higuaín, do River Plate para o Real Madrid (13,1*)

. Matthew Upson, do Birmingham para o West Ham (9,1*)

. Ronaldo, do Real Madrid para o AC Milan (7,5*)

. Boa Morte, do Fulham para o West Ham, (7*)

. Marcelo, do Fluminense para o Real Madrid (6*)

. Ricardo Rocha, do Benfica para o Tottenham (5*)

. Fabio dos Santos, do Cruzeiro para o Lyon (4,2*)

. Rosenberg, do Ajax para o Werder Bremen (4*)

. *- valores expressos em milhões de euros