Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Reecontros no Dragão

FC Porto recebe o Sporting de Braga e procura manter distâncias. Benfica e Sporting jogam ambos fora, nas Aves e em Leiria, respectivamente.

A 20.ª jornada do campeonato está, à partida, marcada pela morte de Manuel Bento. A Liga de Clubes decretou um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim-de-semana e a Federação Portguesa de Futebol fez o mesmo para os jogos da próxima ronda da Taça de Portugal e da selecção nacional.

A jornada começa esta sexta-feira (20h30), com a recepção do Paços de Ferreira ao Vitória de Setúbal, num encontro em que os Pacenses vão tentar manter a invencibilidade no Estádio da Mata Real.

Regressos e reencontros

Tragédia à parte, a 20.ª ronda tem no Estádio do Dragão o seu encontro mais apetecível. O FC Porto recebe o Sporting de Braga, clube que impôs ao campeão a primeira derrota da época (3-1). Mas nem só por isso a expectativa em torno da partida é grande.

O FC Porto é treinado por Jesualdo Ferreira, treinador que, nos últimos anos, conduziu os destinos do Sporting de Braga com grande sucesso. Do outro lado, o técnico é Jorge Costa, figura do FC Porto, capitão durante anos a fio e pessoa muito querida entre os adeptos portistas. Mas se estas não fossem coincidências suficientes, o adjunto do "bicho" é, nada mais nada menos, que Aloísio, também ele uma grande figura do FC Porto dos anos 90 e que, em tempos, formou mesmo dupla de centrais com Jorge Costa de azul-e-branco.

Por tudo isto, o encontro deste sábado (19h15), é aguardado com grande expectativa.

Ainda assim, os intervenientes, principalmente o FC Porto, não se podem deixar distrair com estes factos, já que Benfica e Sporting vão estar à espreita de um deslize para se aproximarem.

Os encarnados entram em campo logo depois de terminar o jogo do Dragão. Quando forem 21h15, o Benfica tentará, na Vila das Aves, a primeira vitória fora de casa acima da linha do Mondego.

Quanto ao Sporting, apenas joga no domingo, e tem uma complicada deslocação a Leiria, onde esta temporada apenas o Benfica conseguiu vencer.

Continuidade precisa-se

O Benfica é, então, o segundo dos "grandes" a entrar em acção. A equipa de Fernando Santos está no melhor momento da temporada, não perde há nove jogos e vai procurar dar continuidade à série. Do outro lado, o Aves surge motivado pelo precioso empate arrancado, na passada semana, em Alvalade.

Para a deslocação à Vila das Aves, Fernando Santos continua sem poder contar com Rui Costa e Nuno Assis. A estas duas ausências "habituais" junta-se o castigado Luisão.

O nome do substituto do brasileiro é mesmo a grande dúvida na equipa do Benfica. David Luiz é a alternativa natural, mas Katsouranis também pode ser solução, entrando João Coimbra para o meio-campo.

Regressa Paredes

A jornada termina apenas na segunda-feira, com o encontro entre Boavista e Belenenses mas, pelo meio, o Sporting terá uma complicada deslocação a Leiria. Um terreno onde os "leões" não costumam dar-se bem e onde os leirienses apenas perderam por uma vez esta temporada, diante do Benfica.

Depois da vitória na Taça, e a passagem às meias-finais, Miguel Veloso é baixa para Paulo Bento, ficando a cumprir castigo. Com Custódio (muito provavelmente) ausente por lesão, Carlos Paredes deverá regressar à equipa. João Moutinho e Caneira recuperaram das pequenas lesões, e ambos deverão ser titulares.

Depois da boa exibição na taça, Abel reclama um lugar na equipa, disputando a vaga com Tello, e deixando a dúvida sobre o flanco que Caneira ocupará.

Do lado da União de Leiria, Sougou é o grande ausente, enquanto persiste a dúvida em torno da utilização de Ivanildo. Na primeira volta, em Alvalade, o Sporting venceu por 2-0, com golos de Nani e Liedson. O levezinho é mesmo, neste momento, a grande ameaça para os homens do Lis, com 11 golos apontados nos últimos 11 jogos oficiais em que participou.

 

JOGOS DA 18.ª JORNADA

. Paços Ferreira – Vitória Setúbal

Sexta-feira, 20h30, Estádio da Mata Real [SPORTTV1]

. FC Porto – Sporting Braga

Sábado, 19h15, Estádio do Dragão [SPORTTV1]

. Desportivo Aves – Benfica

Sábado, 21h15, Estádio do Aves [TVI]

. Estrela Amadora – Marítimo

Domingo, 16h, Estádio José Gomes

. Nacional – Académica

Domingo, 16h, Estádio Eng. Rui Alves

. Beira-Mar – Naval

Domingo, 16h, Estádio Municpal de Aveiro

. União Leiria – Sporting

Domingo, 19h45, Estádio Municipal Magalhães Pessoa [SPORTTV1]

. Boavista – Belenenses

Segunda-feira, 19h45, Estádio do Restelo [TVI]