Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Postiga no Panathinaikos

Avançado ruma á Grécia por empréstimo, à procura dos minutos que não tem tido no Dragão e de um lugar no Euro-2008. Vai ser treinado por José Peseiro.

Ricardo Capela

Hélder Postiga vai jogar no Panathinaikos até ao final desta temporada. O avançado viaja para a Grécia por empréstimo do FC Porto, num acordo válido por seis meses, sem opção de compra no final da temporada para o "Pana". Ao que se sabe, os salários do internacional português vão ser suportados na íntegra pelo emblema ateniense.

No Panathinaikos, Postiga vai ser orientado por José Peseiro, e terá como companheiros Karagounis, Fyssas, Enakahrire, Dame N'Doye, todos eles com passagens pelo futebol português. Assim, a adaptação do jogador ao novo país deve ficar facilitada.

Postiga foi dado como dispensável por Jesualdo Ferreira no princípio da temporada, mas, à semelhança do que aconteceu com Tarik, acabou por ficar. No entanto, na primeira metade da época foi utilizado apenas em cinco jogos, dois deles actuando de início. Totalizou 233 minutos e marcou um golo.

Objectivo: Euro-2008

Na Grécia, Postiga vai procurar os minutos que não tem tido no Dragão. Os minutos que lhe podem permitir atingir um pico de forma que convença Scolari a voltar a chamá-lo à Selecção Nacional. O avançado, recorde-se, fez parte dos 23 convocados para o Euro-2004 e para o Mundial-2006, mas devido à pouca utilização no FC Porto perdeu espaço também na Selecção, vendo Hugo Almeida e Makukula passarem à sua frente como alternativas para o ataque da equipa.

No Panathinaikos, Postiga vai ainda poder actuar na Taça UEFA, onde o clube ainda se encontra, depois de se ter qualificado em segundo lugar no seu grupo, vencido pelo Atlético de Madrid. A contratação do "23" azul-e-branco foi pedida pelo técnico José Peseiro. O "Pana" ocupa neste momento o segundo lugar do campeonato grego, a um ponto do rival Olympiakos.

Esta será a terceira experiência de Hélder Postiga fora de Portugal, depois de fugazes passagens pelo Tottenham (2003/2004) e pelo Saint-Étienne (2005/2006), esta última já por empréstimo do FC Porto.