Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Portugal luta por vaga olímpica

Polónia, Porto Rico e Indonésia serão os adversários que a selecção nacional vai enfrentar, a partir desta noite e durante o fim-de-semana, em Espinho.

A selecção portuguesa de voleibol inicia hoje, frente à Indonésia, na nave de Espinho, a luta por uma das últimas três vagas ainda em aberto para o Jogos Olímpicos de Pequim.

Simultaneamente ao torneio luso, decorre em Tóquio (Japão), com a selecção anfitriã, Itália, Argentina, Argélia, Austrália, Coreia do Norte, Irão e Tailândia, um outro grupo que irá preencher as outras duas vagas.

Uma semana após ter falhado o apuramento directo para o Campeonato da Europa de 2009 (embora tenha garantido o acesso ao "play-off"), Portugal joga o tudo por tudo para se estrear nos Jogos Olímpicos.

A vice-campeã mundial em título Polónia - a mais conceituada das selecções presentes em Espinho -, Porto Rico e Indonésia são os obstáculos que Portugal terá de ultrapassar para marcar presença em Pequim.

"Os jogadores estão completamente imbuídos desse espírito e compenetrados no objectivo de virar uma página de ouro no voleibol português", referiu o seleccionador nacional, Jorge Schmidt.

O treinador brasileiro acrescentou que até já pediu aos jogadores - em relação ao grupo de qualificação para o Europeu - "para se soltarem mais e deixarem sair aquela alegria que é uma das suas características".

"Ninguém duvide de que Portugal joga para vencer. Sabemos das dificuldades, mas isso não nos assusta minimamente", referiu Jorge Schmidt, acrescentando que a selecção lusa já tem os adversários bem estudados.

Os mesmos 12 jogadores do Europeu

De acordo com o seleccionador, "a Indonésia não é uma selecção tão comum como se diz; Porto Rico tem um jogador, Hector Soto, que apresenta uma qualidade de ataque impressionante; e a Polónia traz dois ou três jogadores que não fazem parte dos 12 habitualmente convocados".

"Estamos conscientes do nosso valor e contamos com o apoio dos portugueses. Estamos à espera de ver a nave de Espinho cheia de pessoas a apoiar incondicionalmente a selecção neste momento que pode ser histórico para o desporto português", adiantou.

Jorge Schmidt convocou os mesmos 12 jogadores que utilizou a semana passada na Póvoa de Varzim: André Lopes, João Malveiro, Roberto Reis, Carlos Teixeira, Hugo Gaspar, Nuno Pinheiro, João José, Valdir Sequeira, Flávio Cruz, Rui Santos, Diogo Frada e Eurico Peixoto.

O torneio olímpico de voleibol, com o sorteio marcado para 11 de Junho, em Pequim, conta já com a presença das selecções da China (anfitriã), Brasil, Rússia, Bulgária, Egipto, Sérvia, EUA, Venezuela e Alemanha.

Hoje Indonésia-Portugal (19h, SportTV2) Polónia-Porto Rico (21h, SportTV2)

Sábado Indonésia-Polónia (15h, SportTV1) Portugal-Porto Rico (17h, SportTV1)

Domingo Porto Rico-Indonésia (15h) Portugal-Polónia (17h)