Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Portugal apurado para o Mundial de râguebi

Derrota no Uruguai (18-12) foi suficiente para garantir a primeira presença de sempre num Campeonato do Mundo para os comandados de Tomaz Morais.

Fez-se história em Montevideu. A Selecção Nacional de râguebi apurou-se para o Campeonato do Mundo da modalidade. Apesar da derrota por 18-12 frente ao Uruguai, Portugal conseguiu a qualificação, beneficiando da vitória do jogo da primeira-mão, no Estádio Universitário, por 12-5.

Esta será a primeira vez que Portugal irá participar num mundial de râguebi, e será também a primeira participação de uma equipa totalmente amadora na competição mais importante da modalidade.

No Campeonato do Mundo, que se vai realizar este ano em França, Portugal vai integrar o Grupo C, juntamente com a Nova Zelândia, Escócia, Itália e Roménia.

Recompensa do trabalho

Em Montevideu, o jogo até começou bem para Portugal, com o Uruguai a ficar reduzido a 14 elementos, devido à expulsão de Juan Bado, por agressão a Vasco Uva, capitão da selecção portuguesa. Ainda assim, o Uruguai conseguiu chegar aos 6-0, através de três penalidades. Portugal respondeu na mesma moeda, com a pontaria de Duarte Pinto a contribuir para a igualdade a 6.

A experiência uruguaia fez-se notar no início da segunda parte, com um ensaio que colocou o marcador em 11-6. No entanto, Portugal conseguiu responder, e mais duas penalidades de Duarte Pinto colocaram os "lobos" em vantagem pela primeira vez (12-11).

A cerca de quinze minutos do final, o Uruguai voltou a conseguir um ensaio, a que juntou a conversão, e fez o resultado final de 18-12. Até ao último apito, os nervos foram uma constante, mas no final a alegria superou qualquer sentimento, como revelou o capitão Vasco Uva:

"É um sentimento espectacular. É algo em que trabalhámos muito nos últimos quatro anos e é a recompensa de um longo processo. Jogámos com muita paixão, e estar no Campeonato do Mundo vai ser soberbo", disse o número 8 dos "lobos".

Os novos heróis do râguebi português chegam a Lisboa na manhã desta segunda-feira.