Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Painel de Palpites arranca para a 13ª edição

Com mais uma Liga de futebol arranca também a 13ª edição do Painel de Palpites do Expresso. Manuela Ferreira Leite defende o título deste "campeonato paralelo".

Paulo Luís de Castro (www.expresso.pt)

Começou como uma brincadeira do Expresso, a propósito do Mundial de futebol de 1998, em França, mas depressa se tornou uma referência e suscitou o aparecimento de cópias ou iniciativas semelhantes em diversos jornais nacionais.

Espécie de campeonato paralelo da Liga de futebol, no Painel de Palpites do Expresso o desafio dos 11 jogadores VIP que o integram não passa da tentativa de antecipação dos jogos dos três grandes - Benfica, Sporting e FC Porto - e de um quarto jogo de cada uma das 30 jornadas.

Ou seja, aqui, ao contrário de uma velha máxima tão utilizada no "futebolês" corrente à escala nacional, os prognósticos são avançados antes de cada jogo e, para variar do "campeonato a sério", ganha a corrida quem faz menos pontos.

Os reforços Marta Rebelo e Rui Moreira

Como em equipa ganhadora não se mexe, o "onze" VIP deste ano mantém a maior parte da estrutura anterior. Relativamente ao plantel desta temporada, há apenas a registar duas estreias: Marta Rebelo, assistente universitária, dirigente nacional do PS e antiga deputada socialista, que torce pelo Benfica, e Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e conhecida figura ligada à causa portista.

Estas contratações para o "plantel" do Expresso compensam as saídas de Rita Ferro, vencedora do painel em 2008/09, e de António Pinho Vargas. De pedra e cal para a 13ª edição desta iniciativa mantêm-se, entre outros, Manuela Ferreira Leite, pentacampeã e vencedora em 2001/02, 2003/04, 2004/05, 2005/06 e 2009/10, Manuel Serrão, 1.º classificado em 2007/08, e Nuno Melo, vencedor na sua época de estreia no painel, em 2006/07.

Para 2010/11, o painel antevê nova vitória do Benfica, com seis votos em 11 possíveis. O FC Porto será o novo campeão para quatro elementos do painel e só o sportinguista Rui Oliveira Costa acredita num triunfo "leonino". De resto, a má época anterior da equipa de Alvalade fez com que o Sporting não tenha sido considerado por ninguém como vice-campeão e surja apenas como 3.º classirficado (seis votos) ou mesmo 4.º (quatro) na previsão dos cinco primeiros classificados no final deste campeonato.

Veja aqui os palpites da 1ª jornada e leia o texto que Manuela Ferreira Leite escreveu alusivo ao arranque da 13ª edição do Painel de Palpites do Expresso.