Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Óscar Cardozo nos pré-convocados do Paraguai para o Mundial

Óscar Cardozo, avançado do Benfica e melhor marcador da Liga portuguesa, está no grupo dos 30 pré-convocados do Paraguai para o Mundial 2010. Clique para aceder ao dossiê Mundial 2010

Os avançados do Benfica, Óscar Cardozo, e do Borússia de Dortmund, Lucas Barrios, argentino recentemente naturalizado paraguaio, integram a lista, hoje divulgada, de trinta pré-convocados do Paraguai para o Mundial de futebol. 

Em relação ao avançado "encarnado", o selecionador Gerardo Martino não se mostrou preocupado com a lesão no tornozelo que o tem condicionado nos últimos jogos da Liga portuguesa: "A lesão tem-lhe permitido jogar, não o obrigou a parar, e, a menos que aconteça alguma coisa estranha, não creio que se revista de gravidade".  

Quanto à chamada de Lucas Barrios, reforço de última hora, observou: "Espero que se integre e se adapte aos companheiros e à equipa durante as duas semanas de estágio que iremos fazer em Evian (França)". 

Martino espera que o companheiro de Barrios, no Borússia de Dortmund, Haedo, um dos trinta pré-convocados do Paraguai, possa ser "um elo de ligação entre ele e o grupo", no sentido de "facilitar a sua integração".  

Salvador Cabanas continua de fora

Barrios, de 24 anos, concluiu o seu processo de naturalização a 24 de março e, desde então, que a sua convocatória para a fase final do Mundial era dada como praticamente adquirida, face à necessidade de colmatar a ausência de Salvador Cabanas, a recuperar de um tiro que o atingiu na cabeça, incidente que ocorreu num bar, no México, em janeiro. 

O avançado do Borússia Dortmund viajará para o Paraguai após a jornada deste fim de semana da Bundesliga, para se juntar ao seus companheiros da seleção, antes da partida para Evian, "quartel general" da seleção que irá disputar quatro "amigáveis" na Europa. 

Amigável com Coreia do Norte

No primeiro terá como adversário a Coreia de Norte, que integra o grupo G do Mundial, do qual faz parte Portugal, e o jogo terá lugar na cidade suíça de Saviese, dia 15 de Maio, no segundo a República da Irlanda, em Dublin, a 25, o terceiro com outro adversário da seleção das quinas na fase final, a Costa do Marfim, a 30, na cidade francesa de Thoonon-Les-Bains, e por último a Grécia, em Winthertur (Suíça), a 2 de Junho.  

Dos trinta pré-convocados sairão os "23" eleitos para a fase final do Mundial da África do Sul, o que significa que Martino terá, ainda, de excluir sete jogadores. 

O Paraguai vai participar no seu quarto Mundial consecutivo, iniciando a prova, integrada no Grupo F, frente ao detentor do título, a Itália, no dia 14 de junho, na cidade do Cabo, tendo a Eslováquia como adversário seguinte, dia 20, em Bloemfontain, e, finalmente, a Nova Zelândia, a 24, em Polokwane.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.