Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Nélson Évora vence prémio 'Atleta do Ano'

Na Gala do Desporto-2009, realizada esta quinta-feira, o campeão olímpico de salto em comprimento foi distinguido com o prémio 'Atleta Masculino do Ano'.

O campeão olímpico de salto em comprimento Nelson Évora foi distinguido na madrugada de quinta-feira com o prémio Atleta Masculino do Ano na Gala do Desporto-2009, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) no Casino Estoril.

Nelson Évora, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e vice-campeão do Mundo do triplo salto, foi o atleta mais votado pelo público na Internet, até às 21:00 de quinta-feira, superando Cristiano Ronaldo, futebolista do Real Madrid, jogador do Ano da FIFA, Bola de Ouro e Bota de Ouro de 2008.

Também concorreram ao galardão Rui Gonçalves (vice-campeão do Mundo de motocross) e Lenine Cunha (medalhas de ouro em heptatlo e triplo salto no Mundial e em 60 metros, altura, comprimento, triplo salto, estafeta 4x400 metros e pentatlo no Europeu de pista coberta de desporto para pessoas com deficiência).

Michelle em destaque

O prémio Atleta Feminino do Ano foi atribuído a Michelle Larcher de Brito, a melhor tenista portuguesa de sempre, que esteve ausente na Gala do Desporto-2009.

Michelle atingiu a segunda ronda em Wimbledon e no Open dos Estados Unidos, duas das quatro provas do Grand Slam da temporada.

A tenista portuguesa, radicada nos Estados Unidos, competia com a canoista Joana Vasconcelos, campeã do Mundo e da Europa de pista em K1 5 000 metros e vice-campeã do Mundo de pista em k1 1 000 metros, Sara Moreira, medalha de ouro em 3 000 metros obstáculos e 5 000 metros nas Universíadas de Verão.

No prémio destinado a distinguir o treinador do ano, o troféu foi entregue a João Ganço, treinador de Nelson Évora, mais votado de entre um lote de cinco candidatos finais, que integrava João Ralão (equestre), Manuel José (futebol), Rui Rosa (judo) e Nuno Calvário (triatlo).

Joana Vasconcelos foi contemplada com o prémio Jovem Promessa do Ano, ao qual concorriam igualmente Sónia Tavares (atletismo), Martyn Dias (patinagem de velocidade), Emanuele Balzer (jetski) e Leandra Freitas (judo).

No galardão destinado à Equipa do Ano, a selecção portuguesa de triatlo no escalão de sub-23, medalha de ouro por equipas no Europeu, recebeu mais votos do que a equipa de equitação no trabalho, campeã da Europa, a selecção feminina de corta-mato, o seleccionado de râguebi de sevens e a formação de vela categoria bigamist 7.

A encerrar a cerimónia, a CDP distinguiu com o prémio Mérito Desportivo Moniz Pereira (atletismo) e entregou o galardão Alto Prestígio a Kiyoshi Kobayashi (judo) e à Faculdade de Motricidade Humana.