Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Nélson Évora e Vanessa Fernandes desportistas do ano

Os dois atletas foram distinguidos pela Confederação do Desporto de Portugal como os melhores de 2008.

Os atletas Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim-2008, foram hoje distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).



Nélson Évora foi o que mais votos recolheu na votação electrónica que decorreu entre 6 de Novembro e hoje, superando os outros candidatos: João Rodrigues (vela), João Silva (triatlo), João Paulo Fernandes (desporto para deficientes) e João Neto (judo).



Depois de receber o galardão, Nélson Évora aludiu à "frase que se reflecte no espírito desportivo: o impossível é nada". Pelo terceiro ano consecutivo, Vanessa Fernandes foi a mais votada entre as atletas femininas, superando Raquel Cerqueira (desporto para deficientes), Ana Hormingo (judo) e Michelle Larcher de Brito (ténis).



"Como tudo na vida, não fazemos nada sozinhos. Os meus amigos de treino, os treinadores e a minha família são importantes", disse a atleta do Benfica, campeã de Europa de sub-23 e elites.



O prémio Treinador do Ano foi atribuído na 13ª Gala do Desporto da CDP, a decorrer no Casino do Estoril, a João Ganço, técnico de Nélson Évora, ao passo que o Prémio Equipa foi entregue à selecção de Portugal de râguebi de sevens.



O Prémio Jovem Promessa do CDP foi entregue a Miguel Arraiolos (triatlo), numa cerimónia sob o lema "Amor à Camisola", na qual foram ainda distinguidos os campeões europeus, mundiais e olímpicos em 2008.



A cerimónia encerrou com a entrega do Prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio ao ex-futebolista Vítor Baía (representado pelo filho) e à selecção de Portugal de hóquei em patins, vencedora do primeiro título mundial para o desporto português, em 1947, com Correia dos Santos, o único sobrevivente, a receber a distinção.L