Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Nani e Hugo Almeida para atacar o apuramento

Depois da derrota com a Polónia, Portugal terá de ganhar à Bélgica e à Sérvia para manter intactas as hipóteses de qualificação.

Os avançados Nani e Hugo Almeida e o guarda-redes Daniel Fernandes são as grandes novidades da lista de convocados por Scolari para os jogos com a Bélgica e com a Sérvia.

Portugal joga no dia 24, em Alvalade, com a Bélgica e a 28, em Belgrado, com a Sérvia, duas cartadas decisivas no apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, que se vai realizar na Áustria e na Hungria.

O jovem guardião do PAOK, Daniel Fernandes, surge como alternativa a Quim, que, por lesão, está ausente. Nani foi chamado devido à suspensão de Simão, que o impedirá de defrontar a Bélgica, enquanto Hugo Almeida vê recompensada a sua recente boa forma com mais uma chamada, depois de alguns jogos ausente.

De resto, os mesmos convocados do jogo frente ao Brasil e as ausências de Costinha e Maniche, de fora desde a polémica, antes do encontro com a Polónia.

Cuidado com a Bélgica

Na conferência de imprensa, Scolari fez questão de alertar para os perigos dos dois encontros, especialmente para algum excesso de confiança generalizado para o jogo frente à Bélgica.

"É bom que todos os meios de comunicação e toda a população saibam que nos últimos 20 anos nós nunca ganhamos à Bélgica. E só ganhamos, ao todo, três vezes, e em jogos particulares", alertou Scolari.

Scolari disse ainda que, apesar dos maus resultados recentes, a Bélgica é uma equipa perigosa e que não pode ser subestimada: "A selecção belga, a partir de determinado momento, mudou muitos atletas. Chamou muitos jovens mas que são bons jogadores. Estão a fazer uma renovação e, acreditando nessa renovação, estão a dar oportunidades. Por isso, a nossa selecção tem que ter um cuidado muito especial", preveniu.

Depois de, no início da qualificação, ter definido que, ganhando os jogos em casa e empatando fora, a Selecção concretizaria o objectivo do apuramento, Scolari mudou de discurso. Agora, depois da derrota na Polónia, afirmou: "Tivemos um tropeção [Polónia] que fez com que nós modificássemos o nosso critério. Só nos resta, neste momento, lutar por dois resultados extremamente positivos. Vamos ver se conseguimos".

 

LISTA DE CONVOCADOS

. Guarda-redes: Ricardo (Sporting) e Daniel Fernandes (PAOK)

. Defesas: Miguel (Valência), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea), Jorge Andrade (Deportivo), Manuel da Costa (PSV Eindhoven), Caneira (Sporting) e Fernando Meira (Estugarda)

. Médios: Raul Meireles (FC Porto), Tiago (Lyon), Deco (Barcelona), João Moutinho (Sporting), Hugo Viana (Valência) e Petit (Benfica)

. Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United), Simão e Nuno Gomes (Benfica) e Ricardo Quaresma e Hélder Postiga (FC Porto), Nani (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen)