Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Na antecâmera dos clássicos

É já daqui a uma semana que o Sporting visita o Dragão que, por sua vez, visita a Luz na semana seguinte. Antes, no entanto, joga-se a jornada 21.

Depois do afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões e das emoções da primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o campeonato está de regresso, e aproximam-se as alturas das grandes decisões.

A jornada 21 marca o início do último terço da Liga e, apesar de todos os clubes, treinadores e jogadores afinarem pelo diapasão de pensar jogo a jogo, é inevitável que se pense, esta semana, mais nas próximas rondas do que propriamente na que tem início esta sexta-feira, na Figueira da Foz, com a recepção da Naval ao Boavista.

É que, na semana que vem, o Sporting visita o Estádio do Dragão, para o primeiro clássico de 2007. E, na jornada seguinte, ou seja, na 23ª, o FC Porto desloca-se à Luz. Perante um cenário assim, com os jogos entre os grandes a sucederem-se numa altura em que qualquer ponto é importante para as contas finais, é quase impossível conceder a importância devida a uma jornada sem jogos "grandes".

Ainda assim, a semana que agora termina não deixou de ser agitada. Tudo por culpa da expulsão controversa de Liedson em Leiria. O Sporting protestou o jogo e apresentou queixa do árbitro Paulo Costa, que acusou, bem como a Rossato, de mentir na análise do lance e, particularmente, no motivo do amarelo ao jogador leiriense.

Mas todo este protesto não é apenas pela expulsão e pelo jogo de Leiria, mas também porque o levezinho foi punido com dois jogos de castigo e, assim, falhará a deslocação ao recinto do FC Porto. Mais uma vez se demonstra onde param os pensamentos de todos nesta altura.

Sem Liedson e sem golos

O Sporting é, então, o primeiro dos grandes a entrar em campo. Frente ao E. Amadora, os "leões" vão tentar colocar um ponto final na sina dos empates em 2007, e vão também procurar regressar aos golos, o que, para a Liga, não acontece há mais de 180 minutos.

Mas, para conseguir facturar, Paulo Bento não poderá contar com quem melhor o faz: Liedson. Espera-se, assim, que Yannick faça companhia a Bueno, mantendo-se Romagnoli no meio-campo. Miguel Veloso deverá regressar à equipa, para o lugar de Paredes, enquanto Tello ocupará o lado esquerdo da defesa, devido ao castigo de Marco Caneira.

Do lado do E. Amadora, a aposta está em repetir a vitória no Estádio do Dragão o que, desde logo, deveria assegurar a manutenção. Os jogadores amadorenses têm ainda, como motivação, o facto de terem vencido em Alvalade na última temporada, naquela que foi a primeira derrota de Paulo Bento enquanto treinador.

Ombro-a-ombro para o título

Com o Sporting já longe, Benfica e FC Porto vão ombrear pelo título passo a passo - leia-se ponto a ponto - até final do campeonato.

Esta semana, os dragões viajam até à Madeira, para uma sempre complicada missão no Estádio dos Barreiros, diante do Marítimo. Depois da eliminação da Liga dos Campeões, e já de fora da Taça de Portugal, a equipa de Jesualdo Ferreira tem todas as atenções focadas na Liga, e na revalidação do título.

Ao contrário do FC Porto, o Benfica ainda está envolvido nas competições europeias, onde, aliás, tem legítimas esperanças de sucesso. Mas Europa à parte, os encarnados não se podem distraír no campeonato, sob pena de verem fugir mais um título. Esta jornada, o Benfica recebe a União de Leiria, e vai procurar manter a invencibilidade caseira, frente a uma equipa habituada a incomodar os grandes.

Recorde-se que, esta temporada, o Leiria já venceu o FC Porto e empatou com o Sporting. Ainda assim, o jogo da primeira volta deixa boas prespectivas ao Benfica que, na altura, goleou a equipa do Lis por 4-0.

Nos outros jogos da ronda, destaque para o embate entre Belenenses e Nacional, que vão, no Restelo, lutar por um lugar na Europa.

JOGOS DA 18.ª JORNADA

. Naval - Boavista

Sexta-feira, 20h30, Estádio Manuel Bento Pessoa [SPORTTV1]

. Belenenses - Nacional

Sábado, 19h15, Estádio do Restelo [SPORTTV1]

. Sporting - Estrela Amadora

Sábado, 21h15, Estádio Alvalade XXI [SPORTTV1]

. Académica - Paços Ferreira

Domingo, 16h, Estádio Cidade de Coimbra

. Vitória Setúbal - Desportivo Aves

Domingo, 16h, Estádio do Bonfim

. Sporting Braga - Beira-Mar

Domingo, 19h, Estádio Municpal de Braga

. Marítimo - FC Porto

Domingo, 19h15, Estádio dos Barreiros [TVI]

. Benfica - União Leiria

Segunda-feira, 19h45, Estádio da Luz [SPORTTV1]