Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Mundial do Qatar muda de data

Mundial 2022 será disputado no inverno, devido às altas temperaturas que se fazem sentir no Qatar no verão, anunciou o secretário-geral da FIFA.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, garantiu que o Mundial 2022 será disputado "entre 15 de novembro e 15 de janeiro" e não no verão, como é habitual.

Valcke anunciou a mudança na data do Mundial do Qatar na rádio francesa France Info, esta manhã, assegurando que a FIFA pretende proteger a saúde dos jogadores.

"O Mundial não será jogado em junho ou julho. Deve disputar-se entre 15 de novembro e 15 de janeiro, o mais tardar", revelou. "Se jogarmos nessa altura, teremos condições meteorológicas muito mais favoráveis, por volta dos 25ºC, o que é perfeito para jogar futebol", considerou.

A calendarização do Mundial 2022 tem sido debatida desde que a prova foi atribuída pela FIFA, uma vez que as temperaturas no verão no Qatar ascendem regularmente aos 40ºC.

A confirmar-se, a nova data do Mundial causará grandes constrangimentos ao futebol europeu, uma vez que os principais campeonatos de futebol terão de ser interrompidos.