Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Mourinho regressa igual a si próprio

Estádio do Dragão vai vestir-se de gala para receber o Chelsea, de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário.

Começou ontem a corrida final à Liga dos Campeões. Oito equipas – Lille, Mnachester United, Real Madrid, PSV, Arsenal, Celtic e Milan – abriram as hostilidades da caça ao título máximo do futebol europeu, na posse do Barcelona que, na última temporada venceu, na final, o Arsenal, por 2-1.

Os catalães incluem o elenco dos oito emblemas que hoje entram em acção, completando o quadro dos oitavos-de-final da prova mais importante da UEFA.

Nos jogos de ontem, o maior destaque esteve no Santiago Bernabeu, em Madrid, onde o Real venceu o Bayern Munique por 3-2, num jogo à altura dos intervenientes. Em França, o Menachester United sentiu dificuldades para vencer o Lille (1-0), as mesmas que o PSV teve para derrotar o Arsenal, em casa. Na Escócia, Celtic e Milan empataram a zero.

Dragão de gala

Para hoje, todas as atenções estarão viradas, claro, para o Estádio do Dragão. A casa do FC Porto deverá contar com perto de 50 mil espectadores, esperando-se a maior enchente de sempre, numa noite que se prevê de gala, e que contempla os regressos de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário a uma casa por onde todos já passaram.

Ainda assim, as emoções não acabam no Dragão. Em Camp Nou, Barcelona e Liverpool têm encontro marcado, num duelo de titãs, a opôr os dois últimos vencedores da prova. Destaque também para o jogo entre Inter Milão e Valência. Roma e Lyon fecham as contas do dia, defrontando-se na capital italiana.

Na antevisão do jogo do Dragão, José Mourinho mostrou-se igual a si próprio. O "special one" afirmou que o Chelsea "não tem que ganhar este jogo, mas sim a eliminatória". Em seguida, o técnico português avançou para um "mind game", habitual em Mourinho. "Alguém vai jogar nos quartos-de-final e alguém vai vê-los pela televisão", disse.

Jesualdo Ferreira concordou com a evidência, mas não deixou de referir que o FC Porto vai "jogar para ganhar".

Regressa Quaresma

Frente ao Chelsea, o regresso de Quaresma é a maior novidade no FC Porto, e deve significar o regresso dos "dragões" ao 4x3x3 habitual, com Raúl Meireles também de volta ao onze.

Do lado do Chelsea, os quatro portugueses estão convocados, mas apenas Ricardo Carvalho tem lugar assegurado no lote de titulares. Ashley Cole, lesionado, é a grande baixa para José Mourinho que, ainda assim, já pode contar com o alemão Ballack, recuperado de lesão.

Está, assim, lançada a corrida à grande final, marcada para o próximo dia 23 de Maio, em Atenas.

JOGOS DE HOJE

. FC PORTO - Chelsea, Estádio do Dragão, 19h45, [RTP1]

. Barcelona - Liverpool, 19h45 [Sporrtv1]

. Inter de Milão - Valência, 19h45 [Sporttv2]

. Roma - Lyon, 19h45 [Sporttv - serviço multijogos]

 

RESULTADOS DE ONTEM

. Lille - Manchester United, 0-1

. Real Madrid - Bayern Munique, 3-2

. PSV - Arsenal, 1-0

. Celtic - Milan, 0-0