Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Manuel Fernandes vai treinar a União de Leiria

O antigo avançado do Sporting é o novo treinador da equipa leiriense, da Liga de Honra, em substituição de Paulo Alves. (Visite o dossiê do Campeonato da I Liga)

Manuel Fernandes é o novo treinador da União de Leiria, da Liga de Honra, em substituição de Paulo Alves, confirmou hoje à Agência Lusa o presidente da SAD, João Bartolomeu.

A fraca prestação dos leirienses na Liga de Honra, competição em que ocupam o 13.º lugar, à sétima jornada, motivou a troca no comando da equipa, apostando a União de Leiria em Manuel Fernandes, que treinava actualmente o ASA, de Angola.

João Bartolomeu não adiantou pormenores sobre a saída de Paulo Alves e a entrada de Manuel Fernandes, avançando apenas que o anterior técnico do ASA assina contrato nas próximas horas. O novo treinador vai orientar terça-feira o primeiro treino da União de Leiria.

Com sete pontos em sete jogos, a União de Leiria está longe das ambições fixadas pela SAD no início da temporada. Depois da descida da Liga principal na temporada passada, a administração liderada por João Bartolomeu assumiu para 2008/2009 a candidatura à subida de divisão.

Mas, a carreira da equipa até hoje comandada por Paulo Alves foi muito irregular: os leirienses ainda não ganharam qualquer jogo em casa e somam apenas uma vitória nos sete jogos realizados. Além disso, a equipa foi eliminada da Taça de Portugal (pelo Sporting) e também ficou pelo caminho na Taça da Liga.

A União de Leiria é o nono clube no currículo de Manuel Fernandes como treinador: o antigo avançado do Sporting já passou pelo Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Estrela da Amadora, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e ASA.

Equipa de primeira divisão

Manuel Fernandes vai assumir o comando técnico dos leirienses, com a vontade de fazer regressar a equipa à Liga e repetir uma proeza já alcançada em outro clube. "Um dos objectivos para este ano, com toda a certeza, é tentar atacar os que estão à nossa frente, tentar subir uns degraus na classificação e chegar perto dos dois primeiros lugares", afirmou Manuel Fernandes. O antigo avançado do Sporting, que se encontrava a treinar os angolanos do ASA de Luanda, revelou ter chegado a acordo com a União de Leiria por uma época e meia e que a sua ambição é dar um lugar de direito aos leirienses. "Acredito sempre naquilo que faço. A última vez que treinei em Portugal também foi nas mesmas circunstâncias. Fui para o Penafiel no início da segunda volta (na época de 2003/04) e conseguimos subir", lembrou o técnico. Manuel Fernandes tem a convicção de que a União de Leiria "é uma equipa de primeira divisão", embora também tenha a consciência de que vai entrar num clube sobre o qual desconhece a realidade e se o perfil do plantel se adapta ao sistema que mais gosta.

Campeonato da I Liga