Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Liga volta a ter "chama"

Sporting goleou Nacional e está apenas a três pontos do FC Porto, que foi derrotado pelo E. Amadora. O Benfica cedeu primeiros pontos no Estádio da Luz.

A 17ª jornada trouxe nova emoção à Liga. O FC Porto sofreu a segunda derrota consecutiva, e esta em casa, frente a um E. Amadora que já não perde há oito jogos. O Benfica empatou e cedeu os primeiros pontos na Luz, frente ao Boavista. O Sporting não imitou os rivais e voltou ao segundo lugar, agora a apenas três pontos do FC Porto.

A jornada começou com a primeira surpresa. Na Luz, o Benfica não foi além de um empate a zero frente ao Boavista, num jogo que, no mínimo, se pode apelidar de atípico.

Os encarnados dominaram durante os 90 minutos, criaram oportunidades mais do que suficientes para vencer, mas William, os postes e alguma inoperância na altura de finalizar impediram um sucesso que os jogadores procuraram de todas as formas.

O jogo da Luz ficou ainda marcado pela estreia de Derlei, de regresso ao futebol português. Uma estreia infeliz, quer em termos pessoais quer pelo próprio resultado. O Boavista lutou, lutou muito, teve um guarda-redes inspiradíssimo, mas, como o próprio treinador admitiu, teve muita sorte. Mas esta, como diz o ditado, protege os audazes.

Anselmo gelou o Dragão

Se na Luz, o empate foi uma surpresa, que dizer da vitória do E. Amadora (1-0)  no Estádio do Dragão? Perante um FC Porto que sentiu em demasia a falta do génio de Ricardo Quaresma, os amadorenses agarrarram-se a uma enorme coesão defensiva para tentar levar a água ao seu moinho.

E a verdade é que os pupilos de Daúto Faquirá foram conseguindo segurar o nulo. O FC Porto foi tentando, mas esbarrou sempre na boa actuação da defesa visitante. Já perto do final, Hélder Postiga ainda colocou a bola na baliza do "gigante" Paulo Lopes, mas o internacional português estava em posição irregular.

O empate era mau, e Jesualdo pedia à equipa para subir no terreno, oferecendo mais espaços para o contra-ataque do Estrela. E foi em contra-ataque que Anselmo marcou, já nos descontos, gelando por completo o Estádio do Dragão. Um golo que vale três pontos e que devolve "chama" à Liga, com os três grandes separados por quatro pontos na classificação.

"El loco" foi Bueno

Depois dos deslizes de FC Porto e Benfica, o Sporting tinha diante do Nacional uma hipótese de ouro para recuperar o segundo lugar e para se aproximar da liderança. E os "leões" não desperdiçaram.

Mas o resultado de 5-1 engana. A equipa de Paulo Bento esteve a perder, falhou um penalty (mal assinalado), e só conseguiu empatar aos 75 minutos, num golo em que Bueno fez falta sobre Alonso. O uruguaio fazia, assim, o seu primeiro golo na Liga, e abria caminho a uma noite de glória.

É que nos últimos 15 minutos, "el loco" completou um poker, dizimando por completo a defesa do Nacional. Pelo meio, um golo de Liedson, com um trabalho individual delicioso sobre Ávalos. Devagarinho, o levezinho vai marcando, e já conta sete tentos, apenas menos três que Postiga, o melhor da Liga, até ao momento.

Nos restantes jogos, destaque para a primeira vitória forasteira da Académica, que venceu a Naval (1-0), com golo do reforço Joeano. O Beira-Mar, que não vencia há 14 jornadas, bateu a U. Leiria por 1-0. Belenenses e Sp. Braga também venceram pela margem mínima.

RESULTADOS

. Benfica-Boavista, 0-0

. FC Porto-E. Amadora, 0-1

. Sporting-Nacional, 5-1

. Marítimo-Paços Ferreira, 1-1

. V. Setúbal-Belenenses, 0-1

. Beira-Mar-U. Leiria, 1-0

. Naval-Académica, 0-1

. Sp. Braga-D. Aves, 1-0

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 40 pontos

. 2. Sporting, 37

. 3. Benfica, 36

. 4. Sp. Braga, 28

. 5. U. Leiria, 25

. 6. P. Ferreira, 25

. 7. Nacional, 24

. 8. Marítimo, 24

. 9. Naval, 24

. 10. Belenenses, 24

. 11. E. Amadora, 20

. 12. Boavista, 19

. 13. Académica, 16

. 14. Beira-Mar, 12

. 15. V. Setúbal, 12

. 16. Desportivo das Aves, 9