Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Líder faz as honras

FC Porto recebe a Naval e estreia Renteria nos convocados. Quaresma também foi chamado, mas à condição.

A Liga aproxima-se do fim. Faltam apenas 12 jornadas para que seja coroado o novo campeão nacional. Nesta altura, a emoção não podia estar mais ao rubro. O FC Porto parecia ter o título à sua mercê, mas os mais recentes deslizes permitiram a aproximação do Sporting e do Benfica que, agora, estão a três e quatro pontos do líder.

É precisamente o FC Porto que tem honras de abertura da 18.ª jornada da Liga. No Estádio do Dragão, a equipa de Jesualdo Ferreira recebe a Naval e procura recuperar a boa forma, depois de três derrotas nos quatro jogos disputados em 2007.

Para a recepção à equipa da Figueira, o técnico azul-e-branco chamou, pela primeira vez, o colombiano Renteria, contratado em Janeiro. Ricardo Quaresma também foi chamado, ainda que à condição, já que apenas amanhã o Conselho de Justiça (CJ) da Federação irá decidir sobre a possível despenalização do extremo portista.

É tudo uma questão de gás

Jesualdo Ferreira comparou o futebol aos desportos motorizados e, para o professor, é tudo uma questão de gás: "Também nas corridas de motos muitas vezes quem vai à frente tira gás para não rebentar o motor, o que posso dizer é que está tudo controlado, que quando se acelerar de novo aquilo vai outra vez".

Para o antigo treinador do Braga, quem tem mais razões para se preocupar são os adversários, que estão atrás na classificação. E os rivais têm, esta jornada, deslocações complicadas. O Sporting joga na Mata Real, onde o Paços Ferreira não perde há um ano, enquanto o Benfica visita o sempre complicado terreno do Nacional, na Choupana.

Vingança não, tranquilidade sim

O Sporting vai tentar, na capital do móvel, confirmar o bom registo fora de casa, onde ainda não perdeu, e dar continuidade ao bom momento recente, com duas goleadas nos últimos jogos. Para que isso aconteça, Custódio, capitão de equipa, rejeita a ideia de que o Sporting procure, na Mata Real, uma vingança pela derrota imposta pela equipa de José Mota em Alvalade, com um golo irregular de Ronny.

O número 27 dos leões assume, ainda assim, que a equipa se sentiu "roubada", mas adianta que apenas quer "jogar com tranquilidade e tentar ganhar".

Paulo Bento tem quase todo o plantel à sua disposição, restando apenas a dúvida em torno da utilização de Tello.

O Sporting não guarda boas recordações das últimas visitas ao reduto do Paços, já que nas últimas três ocasiões perdeu duas, e sempre por números esclarecedores: 3-0 na última temporada e 4-0 em 2002/2003. Pelo meio, uma vitória por 2-1.

Todos na Choupana

Tal como o Sporting, o Benfica tem também uma deslocação que se antevê muito difícil. Nas últimas três temporadas, o Benfica pôde experimentar todos os resultados possíveis na Choupana, o que traduz bem a incerteza dos confrontos entre as duas equipas. Este ano, o Nacional apenas perdeu em casa em duas ocasiões, curiosamente frente a FC Porto e Sporting. Agora, frente ao Benfica, a equipa de Carlos Brito quer um resultado diferente.

Os encarnados querem, também, voltar às vitórias, depois do empate frente ao Boavista e da eliminação da Taça, aos pés do Varzim. Para isso, a equipa de Fernando Santos poderá aproveitar a injecção de moral resultante da vitória para a Taça UEFA, frente ao Dínamo Bucareste.

Na Madeira, Fernando Santos conta com quase todos os jogadores. Apenas Derlei ficará de fora, ainda a cumprir castigo depois do processo sumaríssimo que lhe foi instaurado como consequência de uma agressão a Grzelak e que custou ao luso-brasileiro dois jogos de castigo.

Nos restantes jogos, destaque para a deslocação do renovado Beira-Mar ao terreno do Estrela da Amadora, em mais um teste à recente série extraordinária da equipa da Reboleira que, recorde-se, não perde há oito jogos e, inclusivamente, venceu no Estádio do Dragão na última ronda.

 

JOGOS DA 18.ª JORNADA

. FC Porto – Naval

Sexta-feira, 20h30, Estádio do Dragão [SPORTTV2]

. Boavista – Vitória de Setúbal

Sábado, 19h15, Estádio do Bessa [SPORTTV1]

. Paços de Ferreira – Sporting

Sábado, 21h15, Estádio da Mata Real [TVI]

. Desportivo das Aves – Marítimo

Domingo, 15h, Estádio do Aves

. Estrela da Amadora – Beira-Mar

Domingo, 16h, Estádio José Gomes

. Nacional – Benfica

Domingo, 18h15, Estádio Eng. Rui Alves [Sporttv1]

. União de Leiria – Sporting de Braga

Domingo, 20h30, Estádio Municipal Magalhães Pessoa

. Belenenses – Académica

Segunda-feira, 19h45, Estádio do Restelo [SPORTTV1]