Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Juventus quer tirar título de 2005/06 ao Inter

Em causa está a decisão da Liga Italiana de retirar o scudetto à Juventus, referente à época de 2005/06, na sequência do escândalo de corrupção Calcio Caos

A Juventus anunciou hoje ter pedido a revogação da atribuição do título italiano de futebol de 2005/2006 ao Inter de Milão, devido ao escândalo de corrupção "Calcio Caos".

Em 2006, o clube atualmente treinado pelo português José Mourinho classificou-se em terceiro lugar, mas viu-lhe ser posteriormente atribuído o "scudetto" dado o envolvimento da "Juve" e do AC Milan, respetivamente primeiro e segundo posicionados, naquele esquema de resultados combinados, investigado pelas autoridades transalpinas.

A Juventus, além de ter sido despojada daquele que seria o seu 29.º título italiano, viu-se relegada para o segundo escalão e defende agora a existência de novas provas, designadamente escutas telefónicas, a ligar o clube "nerazzurro" à rede de influências e favores no "calcio".

A administração da Juventus enviou já o pedido de revogação para os presidentes da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e do Comité Olímpico Italiano (CONI) e à Justiça federal.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.