Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

José Manuel Constantino eleito presidente do Comité Olímpico

Projeto de "transição" conquistou 92 votos face aos 67 arrecadados pelo rival Marques da Silva. 

 

José Manuel Constantino foi hoje eleito presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), conquistando 92 votos face aos 67 do rival Marques da Silva. 

O dirigente, de 62 anos, que já tinha presidido à Confederação de Desporto de Portugal e Instituto de Desporto de Portugal, vai ser o 11. presidente do COP, num mandato que terminará após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016.

O projeto de José Manuel Constantino, assumidamente de "transição", tinha sido subscrito por 15 federações olímpicas, enquanto Marques da Silva, de 76 anos e que avançou com 10 apoios, liderava assumido projeto de continuidade.

O colégio eleitoral é composto por 75 membros, com um total de 162 votos: as federações olímpicas, que têm um peso significativo, com quatro votos cada, são 29, enquanto as não olímpicas são 28 e os membros extraordinários 18, com apenas um voto, em ambos os casos. 

Assim sendo, as olímpicas valem 116 dos 162 votos do colégio eleitoral, cabendo às não olímpicas 28 e aos membros extraordinários 18, logo 82 votos garantiriam o triunfo. 

O voto foi secreto, a receção do boletim de voto feita no ato de inscrição e este foi colocado na urna na mesa de voto no auditório do COP, presidida por Vicente Moura.