Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Jornal belga diz que Portugal é favorito ao 1º lugar no Grupo A

O "La Libre Belgique" sustenta ainda que Cristiano Ronaldo vai ser a principal atracção do torneio que vai decorrer na Suíça e Áustria.

O jornal belga "La Libre Belgique" iniciou na sua edição de hoje uma antevisão do Euro-2008 de futebol, considerando que Cristiano Ronaldo é a grande atracção da prova e Portugal o favorito ao 1º lugar no Grupo A.

O diário francófono dedica uma página à antecipação do Grupo A sob o título "Portugal favorito" e ilustrada com uma foto de Cristiano Ronaldo, escrevendo na legenda que o avançado do Manchester United terá a missão de "conduzir Portugal ao título europeu".

O jornal considera que o sorteio foi simpático para Portugal e para a República Checa, apontando que a Turquia parece ser a única selecção a poder incomodar os "dois tenores", enquanto a anfitriã Suíça "necessitará de um milagre" para seguir em frente.

Para o "La Libre Belgique", Portugal é a selecção melhor colocada para se impor no Grupo A, apesar de uma campanha de qualificação sofrida, fazendo um aparte irónico para lembrar que a Bélgica - que integrava o mesmo grupo na fase de apuramento - não foi todavia obstáculo de vulto para a "equipa das quinas" (Portugal venceu os belgas quer em Lisboa, quer em Bruxelas).

Recordando que Portugal foi finalista vencido no Euro-2004, o jornal considera que, tendo no seu seio aquele que muitos consideram o melhor jogador do planeta, "os lusitanos têm capacidade para conquistar o título continental supremo", até porque outros talentos, como Quaresma e Nani, "podem a qualquer momento resolver uma partida com um golpe de génio".

Cristiano Ronaldo, que merece uma coluna à parte, intitulada "A estrela", e na qual se lê que o avançado "constituirá sem contestação a grande atracção deste Euro-2008" e "poderá levar os seus rumo ao triunfo final".

O jornal diz que, na linha dos grandes nomes que marcaram a história do futebol português, "como Luís Figo, Rui Costa ou Eusébio", Cristiano Ronaldo poderá "oferecer o primeiro título europeu ao seu treinador brasileiro, Felipe Scolari".