Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Joana Pangaio apura-se para os oitavos-de-final

A tenista portuguesa Joana Pangaio qualificou-se hoje para os oitavos-de-final do Vale do Lobo Ladies Open, torneio internacional feminino, a decorrer desde ontem e até domingo, em Almancil.

Joana Pangaio, a ex-campeã nacional de infantis do ano de 2001 logrou eliminar a sexta cabeça de série, a espanhola Irene Rehberger, por 1-6, 6-2 e 6-4, num encontro que teve a duração de 1h43m.

Esta foi a primeira vez que a tenista nortenha se viu na posição de defender pontos para o "ranking" mundial, mas isso não afectou a performance da actual 1094.ª classificada da tabela principal. Recorde-se que esta é a sexta vez, na sua carreira, que a tenista lusa ultrapassou uma ronda num quadro principal de singulares de um torneio profissional da Federação Internacional de Ténis.

No primeiro "set", Joana Pangaio não conseguiu impor-se à tenista espanhola, que por ter mais experiência dominou. Já, no segundo jogo, optou por variar a estratégia e procurou a conclusão de grande parte dos pontos junto à rede, o que lhe valeu a vitória nos dois últimos "sets" e a respectiva qualificação para os oitavos-de-final.

Amanhã, quinta-feira, a tenista portuguesa irá defrontar a atleta russa Júlia Kalabina, actual 802.ª jogadora do Mundo. Joana está ainda a competir na prova de pares, juntamente com Kátia Rodrigues, atleta com quem ganhou as duas últimas edições do Campeonato Nacional Absoluto de Pares.

Na primeira ronda, a dupla enfrentou a sempre difícil tenista francesa Emilie Bacquet, que já venceu um Vale do Lobo Ladies Open, e a italiana Denise Mascherini. Mas, as portuguesas foram superiores e levaram a melhor, com um 7-6 (7-3), 2-6 e 6-1.

A prova algarvia, que se prolongará até domingo, tem um prémio-monetário de oito mil euros e é pontuável para o Circuito Feminino da ITF e "ranking" WTA.