Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Iordanov hoje homenageado em Alvalade

O antigo futebolista Iordanov será hoje homenageado pelo Sporting num jogo em Alvalade que contará com vários ex-jogadores, como Rui Costa, Luís Figo e Stoichkov, entre muitos outros.

O antigo futebolista do Sporting Ivailo Iordanov espera jogar na sua festa de homenagem "nem que seja à baliza", perante os sócios que considera "os melhores do mundo", e não quis mexer na "ferida" da organização do evento. 

"Não vou entrar nisso, o que aconteceu já lá vai, o que importa agora é que seja uma festa bonita e que tudo corra bem", disse Iordanov, em véspera do jogo quando questionado sobre as divergências com as anteriores gerências do Sporting, que retardaram por vários anos a realização da festa de homenagem que constava do contrato que tinha com o clube.  

O ex-internacional búlgaro, que vive na Bulgária, onde explora um negócio, fez questão de agradecer aos sócios do Sporting pelo "apoio e o carinho" que sempre lhe prestaram, sobretudo nos "momentos maus", quando esteve lesionado ou quando enfrentou o maior desafio da sua vida, ao saber que sofria de esclerose múltipla. 

Quem lhe prestou homenagem prévia foi o presidente "leonino", José Eduardo Bettencourt, que confessou sentir-se "orgulhoso e honrado" por ter liderado uma vasta equipa que permitiu esta "justa homenagem" a um jogador que dedicou a sua carreira ao Sporting com "grande espírito de sacrifício, caráter e profissionalismo", sendo por isso um "exemplo para os mais jovens". 

"Só lhe faltou jogar a guarda-redes"

Bettencourt, que vai entregar uma lembrança a Iordanov antes do jogo, lembrou que este "realizou 279 jogos com a camisola do Sporting", em 10 anos ao serviço do clube. Os "leões" sagraram-se campeões em 1999/2000 e venceram a Taça de Portugal, "com dois golos do Iorda", 51 vezes internacional pelo seu país e 4.º classificado no Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

"Só lhe faltou jogar a guarda-redes", observou Bettencourt, recordando a polivalência de Iordanov, que "chegou a jogar na posição de defesa central", sendo avançado. 

Rui Costa, Luís Figo e Stoichkov na festa de hoje

O "prato forte" da festa de homenagem é o jogo entre o Sporting e um "onze" de amigos de Iordanov, hoje, às 20:30, com a inclusão de antigos colegas em Alvalade como André Cruz, Marco Aurélio, Sá Pinto, Vidigal, Naybet, Peixe, Acosta, Luisinho, Sá Pinto, Figo, Oceano, Pedrosa, Costinha, Nelson, Dani, Carlos Xavier, Pedro Barbosa. 

Participam também jogadores que partilharam parte da carreira na condição de adversários, tais como Vítor Baía, Jorge Costa, Rui Costa, Veloso, Vítor Paneira, Pauleta, Neno, Paulinho Santos, Fernando Couto e Kostadinov, que foi seu companheiro na seleção da Bulgária, assim como Stoichkov, maior estrela do futebol búlgaro, entre outros. 

A equipa do Sporting, da qual fará parte o homenageado, será dirigida pelo antigo jogador e treinador "leonino", Fernando Mendes, enquanto a formação dos "amigos de Iordanov" terá a orientação técnica de Mário Lino, também ele antiga glória do clube de Alvalade.  

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.