Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Importam-se de repetir?

Benfica e Sporting de Braga, brilhantes, apuram-se para os oitavos-de-final com vitórias fora de casa. PSG e Tottenham são os adversários que se seguem.

Perfeito! Esta é a melhor forma de descrever a noite europeia de ontem. Para o Benfica, para o Sporting de Braga e, mais ainda, para o futebol português.

Os encarnados venceram na Roménia (2-1), enquanto os "arsenalistas" foram a Parma repetir o triunfo por 1-0 da primeira-mão. Resultado: as duas equipas estão nos "oitavos" e Portugal consegue quatro vitórias em quatro jogos, importantíssimas para cimentar o sexto lugar no ranking da UEFA e, assim, manter seis clubes nas provas europeias até 2008/2009, pelo menos.

Agora, nos oitavos-de-final, as dificuldades vão aumentar. O Benfica vai enfrentar o PSG, de Pauleta, dando uma prenda aos muitos emigrantes portugueses em Paris. O Sporting de Braga tem pela frente o Tottenham, de Ricardo Rocha (que não pode jogar nas competições europeias). Em comum o sonho de seguir em prova.

Lobont ainda fez tremer

Em Bucareste, o Benfica entrou em campo tranquilo com o resultado da primeira-mão, e ultrapassou com facilidade a pressão inicial dos romenos. O que não estava nos planos, certamente, era o golo dos romenos no primeiro remate à baliza de Quim, aos 23 minutos.

O Dínamo cresceu com o golo, e ainda fez tremer o Benfica, que se desorientou ligeiramente. Ainda assim, nos últimos minutos da primeira parte, só a exclência do guarda-redes Bogdan Lobont impediu os encarnados de marcar. O intervalo chegou com 1-0 no marcador e com o Benfica a ter que fazer pela vida.

Foi isso que Fernando Santos deve ter dito aos jogadores nos balneários. Ou, se não, foi isso que estes fizeram. Nos primeiros 18 minutos da etapa complementar, Anderson e Katsouranis deram a volta ao texto e, num ápice, o Benfica estava a ganhar e tinha a eliminatória no bolso. Até final, foi apenas controlar, e ver Lobont negar mais algumas chances aos avançados "portugueses".

"Bicho" faz história

A vitória do Benfica foi importante e, certamente, muito saborosa. Mas, se o foi, o que dizer do Sporting de Braga? Brilhante, no mínimo. Na estreia de Jorge Costa, os minhotos venceram o Parma, em Itália, e qualificaram-se para os oitavos-de-final da Taça UEFA pela primeira vez na história.

O Sporting de Braga fez uma exibição perfeita. Primeiro a controlar, depois, no fim, a matar. Pelo meio, contou com um Paulo Santos em evidência, que permitiu ir segurando o nulo. Depois, já à beira do fim, Diego, que já assinou com o Atlético Madrid para a próxima temporada, deu a estocada final. O quadro perfeito para uma noite de glória. Para relembrar, certamente.

Hugo Almeida resolveu

Nos restantes jogos, destaque para Hugo Almeida, que marcou o golo que deu a passagem ao Werder Bremen, frente ao Ajax. Os alemães, que tinham vencido na primeira-mão por 3-0, foram derrotados, no Arena de Amesterdão, por 3-1 e, não fosse o golo do avançado português, as coisas podiam ter sido diferentes.

Em França, o PSG confirmou a vitória da semana passada, em Atenas, e voltou a ganhar, de novo por 2-0, carimbando o passaporte para os "oitavos", onde vai defrontar o Benfica. Destaque também para a eliminação do CSKA e do Spartak Moscovo, adversários de FC Porto e Sporting na Liga dos Campeões.

Os oitavos-de-final realizam-se nos próximos dias 8 e 15 de Março. Para Sporting Braga e Benfica é caso para dizer: Importam-se de repetir?

 

TAÇA UEFA

. NEWCASTLE (Inglaterra) – Waregem (Bélgica), 1-0

. Parma (Itália) – SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL), 0-1

. Panathinaikos (Grécia) – LENS (França), 0-0

. Blackburn (Inglaterra) – LEVERKUSEN (Alemanha), 0-0

. RANGERS (Escócia) – Hapoel Telavive (Israel), 4-0

. ESPANHOL (Espanha) – Livorno (Itália), 2-0

. Feyenoord (Holanda) – TOTTENHAM (Inglaterra)*

. AZ ALKMAAR (Holanda) – Fenerbahçe (Turquia), 2-2

. Ajax (Holanda) – WERDER BREMEN (Alemanha), 3-1

. CELTA VIGO (Espanha) – Spartak Moscovo (Rússia), 2-1

. MACCABI HAIFA (Israel) – CSKA Moscovo (Rússia), 1-0

. PSG (França) – AEK Atenas (Grécia), 2-0

. Dínamo Bucareste (Roménia) – BENFICA (PORTUGAL), 1-2

. SEVILHA (Espanha) – Steaua Bucareste (Roménia), 1-0

. Nancy (França) – SHAKHTAR DONETSK (Ucrânia), 01

. OSASUNA (Espanha) – Bordéus (França), 1-0 (a.p.)

* Tottenham directamente apurado por desclassificação do Feyenoord

 

TAÇA UEFA: OITAVOS-DE-FINAL

. Newcastle (Inglaterra) – AZ Alkmaar (Holanda)

. Maccabi Haifa (Israel) – Espanhol (Espanha)

. Rangers (EScócia) – Osasuna (Espanha)

. SPORTING BRAGA (PORTUGAL) – Tottenham (Inglaterra)

. Sevilha (Espanha) – Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

. Lens (França) – Leverkusen (Alemanha)

. PSG (França) – BENFICA (PORTUGAL)

. Celta Vigo (Espanha) – Werder Bremen (Alemanha)