Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Golfistas Portugueses favoritos na prova de Tavira

Dois golfistas portugueses integram o lote de favoritos à vitória no 77.º Campeonato Internacional Individual Amador de Portugal, que arranca hoje na Quinta de Cima.

Pedro Figueiredo e António Rosado são apontados como candidatos à conquista do primeiro lugar no Campeonato Internacional Amador de Portugal, que decorre entre hoje e domingo na Quinta de Cima, em Tavira.

Ao todo participam no evento – que pela segunda vez se realiza neste campo de PAR 72 –, 96 golfistas do sexo masculino e 36 senhoras, o que torna a competição no torneio mais importante de golfe amador realizado em Portugal.

Entrada directa

Pedro Figueiredo, atleta da Quinta do Peru, e António Rosado, do Clube de Golfe de Vilamoura, ocupavam até este este evento, respectivamente, o primeiro e segundo lugares do "ranking" nacional, o que fez com que fossem os únicos a ter entrada directa na competição.

Os dois golfistas, em conjunto com o madeirense João Pedro Sousa, vão tentar revalidar o título da equipa A de Portugal na Taça das Nações, prova que decorrerá em paralelo com a competição individual, nos dois primeiros dias do evento.

A representação portuguesa contará ainda com João Pedro Sousa (Santo da Serra), Bernardo Freire (Oitavos), Sean Côrte-Real (Morgadinhos), José Maria Cudell (Quinta do Fojo), Tiago Rodrigues, Hugo Mota, Manuel Violas Jr. (Oporto GC); José Jóia, João Carlota e Ricardo Melo Gouveia (CG Vilamoura).

Já os maiores contingentes vêm de França (21 atletas) e Inglaterra (25), enquanto os restantes se distribuem pela Escócia, Irlanda, Gales, Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suíça e Finlândia.

Adiren Bernadet defende título

Na defesa do título estará o gaulês Adrien Bernadet, vencedor da competição no ano passado, altura em que bateu, na final, o finlandês Antti Ahokas. Na corrida para o título estará também o seu compatriota Victor Dubuisson, parceiro de Figueiredo na selecção europeia da Ryder Cup Júnior de 2006.

Na competição feminina a grande ausência é a espanhola Marta Silva, detentora do troféu. Exactamente por isso é que Carolina Afonso, actual campeã nacional absoluta e possuidora de dupla nacionalidade (portuguesa e francesa), é apontada como uma das favoritas. Contudo, Carolina irá representar as cores gaulesas.

A convite da organização estarão Carla Cruz (Estoril), Joana Silva Pinto (Quinta do Fojo), Marta Vasconcelos (Oporto), Ana Melo (Ilha Terceira), Magda Carrilho (Quinta do Peru) e Marta Ramalho.

Após dois dias de "stroke play" (por pancadas), apuram-se para as eliminatórias as 16 primeiras classificadas, enquanto na competição masculina as duas primeiras voltas, de "stroke play", jogam-se amanhã e no dia seguinte. Nesta fase apuram-se os 32 primeiros classificados para a fase de "match-play", ou seja, eliminação em confronto directo.

Na sexta-feira, terceiro dia de competição, disputam-se os 16 avos-de-final e os oitavos-de-final, enquanto para sábado estão marcados os quartos-de-final e as meias-finais. No domingo, terá lugar a final, com um percurso de 36 buracos regulamentares, contra os 18 das eliminatórias anteriores.