Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Giants e Patriots no Superbowl

Patriots tentarão conquistar o quarto título das últimas sete temporadas. Giants não vencem desde 1991.

Ricardo Capela

New York Giants e New England Patriots vão disputar o Superbowl 2008. Os Giants venceram a Conferência Nacional depois de surpreenderam os favoritos Green Bay Packers por 23-20, no prolongamento, e garantiram presença no 42º Superbowl. Já os Patriots derrotaramos San Diego Chargers (21-12), na final da Conferência Americana, confirmando a excelente temporada e mantendo a série de invencibilidade, que dura há 18 jogos.

Na grande final, marcada para o dia 3 de Fevereiro, no Arizona, os Patriots vão tentar conquistar o quarto título das últimas setes temporadas da National Football League (NFL), depois de terem vencido em 2002, 2004 e 2005, e tentarão tornar-se a segunda equipa na história da NFL a ganhar invicta o campeonato, feito só conseguido pelos Miami Dolphins, em 1972. Já os Giants, não vencem um Superbowl desde 1991. Em 2001, chegaram à final, mas acabaram por ser derrotados pelos Baltimore Ravens.

O Superbowl é o espectáculo mais visto na TV americana e um dos maiores espectáculos do mundo, com actuações de muitos cantores antes e no intervalo do jogo. A sua mediatização obrigou a que, desde 2002, os serviços secretos americanos o considerem como um evento que obriga a segurança especial.

O "share" do Superbowl atinge, em média, valores entre os 40 e os 60 %, o que equivale a audiências na ordem dos 80 a 90 milhões de espectadores. Os preços da publicidade acompanham estes números e, em 2007, foi pago um valor recorde: 2,6 milhões de dólares por um "spot" de 30 segundos.