Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Ganhem por Portugal

Benfica e Sp. Braga tentam hoje a passagem aos "oitavos" da Taça UEFA. A vantagem pode ser pequena, mas a fé é enorme.

Benfica e Sp. Braga dão hoje seguimento à representação portuguesa na Taça UEFA. Em ambos os casos, mais do que a vitória, seguir em frente é o grande objectivo. Para as duas equipas, igual é também a vantagem trazida da primeira-mão (1-0). É curta, mas a fé, essa, é infinita.

Os oitavos-de-final estão a um pequeno passo e, para Portugal, era tão bom que os dois clubes seguissem em prova. No caso do Benfica, o desempenho pode mesmo ser decisivo para o ranking português na UEFA. É que Portugal e Roménia lutam ao milímetro pelo sexto posto, com vantagem lusa.

Caso o Benfica ganhe, Portugal garante, praticamente, a presença de seis equipas nas competições europeias na temporada de 2008/2009: três na Liga dos Campeões (duas com entrada directa), e três na Taça UEFA (uma via Taça de Portugal).

Ambição controlada

Em Bucareste, o Benfica vai encontrar um estádio cheio, adeptos fervorosos e muita, muita pressão. Ainda assim, Fernando Santos foi peremptório a afirmar que a sua equipa não vai jogar "para não perder", assumindo que "procurar chegar ao golo é a forma mais viável de seguir em frente". O engenheiro mostra-se, assim, ambicioso, ainda que esse sentimento possa ser controlado pela vantagem conseguida no Estádio da Luz.

Sem Rui Costa, lesionado, e que deverá ter cerca de um mês de paragem pela frente, Karagounis será titular. De resto, uma equipa sem novidades em relação ao que tem sido habitual.

Em Itália, a situação é, para o Sp. Braga, em tudo semelhante, A vantagem é a mesma, os princípios idênticos. Diferente será o ambiente entre os minhotos, que viram Rogério Gonçalves deixar o clube após a derrota em Leiria, e que estreiam Jorge Costa como treinador principal. O "tanque" é já o terceiro técnico que o Braga apresenta esta temporada, depois de Rogério Gonçalves e Carlos Carvalhal.

Para começar, Jorge Costa assume que em Itália ainda não haverá um Sp. Braga à sua imagem, já que isso so acontecerá, na opinião do ex-internacional português, "daqui a um mês". Ainda assim, o antigo capitão do FC Porto deixa um alerta aos seus jogadores: "pensar no empate dá derrota". Pela experiência internacional do agora treinador, é melhor que os jogadores comecem, desde já, a acreditar nas suas palavras.

Tottenham e...Pauleta?

A concentração estará, certamente, em alta, e circunscrita ao terreno de jogo. Mas os ouvidos dos adeptos estarão também atentos para perceber, em caso de passagem, quem será o próximo adversário. No caso do Sp. Braga, é simples: o Tottenham já está apurado, tendo beneficiado da desclassificação do Feyenoord, e aguarda pelo vencedor do Parma-Sp. Braga.

O Benfica jogará com o vencedor do PSG-AEK Atenas e, para já, tudo parece encaminhado para que os milhares de emigrantes em Paris tenham uma prenda. É que o clube de Pauleta venceu na Grécia, na primeira-mão, por 2-0, estando, por isso, muito perto de garantir a passagem.

Todos os jogos da segunda-mão dos 1/16 de final se realizam hoje. Os "oitavos" estão agendados para os dias 8 e 15 de Março.

TAÇA UEFA

. Newcastle (Inglaterra) - Waregem (Bélgica)

. Parma (Itália) - SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL), hoje, 19h45 [RTP1]

. Panathinaikos (Grécia) - Lens (França)

. Blackburn (Inglaterra) - Leverkusen (Alemanha), 18 horas [Sporttv2]

. Rangers (Escócia) - Hapoel Telavive (Israel)

. Espanhol (Espanha) - Livorno (Itália)

. Feyenoord (Holanda) – Tottenham (Inglaterra)*

. AZ Alkmaar (Holanda) - Fenerbahçe (Turquia)

. Ajax (Holanda) - Werder Bremen (Alemanha)

. Celta Vigo (Espanha) - Spartak Moscovo (Rússia)

. Maccabi Haifa (Israel) - CSKA Moscovo (Rússia)

. PSG (França) - AEK Atenas (Grécia), 19h45 [Sporttv1]

. Dínamo Bucareste (Roménia) - BENFICA (PORTUGAL), hoje, 18h45 [TVI]

. Sevilha (Espanha) - Steaua Bucareste (Roménia)

. Nancy (França) - Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

. Osasuna (Espanha) - Bordéus (França)

* Tottenham directamente apurado por desclassificação do Feyenoord