Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Futebolista perfeito tem pernas de Ronaldo, pé esquerdo de Messi e direito de Henry

Patrocinador do Mundial-2010 desenvolveu uma ferramenta virtual que avaliou o desempenho dos melhores jogadores. Futebolista de sonho é uma mistura de Cristiano Ronaldo, Messi, Xavi, Ballack e Crouch.

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

Depois de analisar durante seis meses as equipas das cinco principais ligas europeias e os seus profissionais, Paul e Laura Carey, dois antigos artistas do Museu Madame Tussauds, criaram o Castrol Edge Ultimate3 Performing Player.

O resultado da experiência é um híbrido que exibe as pernas de Cristiano Ronaldo, o pé esquerdo do actual melhor jogador do mundo da FIFA, Lionel Messi, o pé direito do francês Thierry Henry, as mãos do guarda-redes brasileiro Júlio César, o peito do jogador caído em desgraça no Chelsea Michael Ballack e a altura do "espargo" Peter Crouch.

Os braços são de um jogador pouco conhecido fora do Reino Unido, Rory Delap, do Stoke Citu, e que ostenta um dos lances mais poderosos dos campeonatos da Europa.

A rematar o jogador perfeito, o cabelo é de Puyol, os olhos de Xavi e o queixo de Paolo Maldini, o jogador de um clube só - AC Milan -, que, apesar de se ter reformado em 2009 com 40 anos a Castrol quis homenagear pela sua persistência e capacidade de compromisso.

Jogador ideal "custa" 314 milhões de euros

Para chegar ao jogador perfeito, a equipa da Castrol Rankings teve como critérios de selecção os 10 futebolistas com melhor classificação em características como velocidade, potência ou agilidade.

Expressões faciais, análise de imagens em movimento e estáticas serviram de base à criação do modelo final, criado em fibra de vidro, cobertura de cera e reforçado com uma estrutura metálica. O modelo está avaliado em 314 milhões de euros, o correspondente ao valor global dos jogadores que inspiraram a obra.

Até ao Mundial-2010 da África do Sul, que arranca a 11 de Junho próximo, o futebolista ideal vai estar exposto em países como México ou Brasil, e no Médio Oriente.