Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Festa da Taça apenas para oito

Com a época a entrar no último terço, também na Taça de Portugal surgem as grandes decisões. O Jamor está a dois jogos de distância.

Jogam-se esta quarta-feira os quartos-de-final da Taça de Portugal. À excepção do encontro entre Sp. Braga e Varzim, agendado para o próximo dia 25 de Março, os restantes encontros realizar-se-ão já hoje.

Logo às 14h30, Bragança e Belenenses dão o pontapé de saída, procurando o primeiro lugar nas meias-finais. Os transmontanos são a única equipa da segunda divisão ainda em prova, e procuram repetir a proeza da ronda anterior, em que afastaram a Naval, na Figueira da Foz.

Para o Belenenses, é mais um passo rumo à final, e, mais uma vez, fora do Restelo. É curioso, de facto, que até agora, os homens de Jorge Jesus disputaram todos os jogos da Taça de Portugal fora de casa.

Mais tarde, às 19 horas, o Beira-Mar recebe o Boavista, num dos dois encontros entre equipas da Liga. Para os aveirenses, é apenas mais um jogo na procura da glória, mas, no Boavista, Jaime Pacheco já assumiu o desejo de vencer a competição, para chegar à Europa pelo "caminho mais curto".

Bento assume favoritismo

O último encontro do dia opõe Sporting e Académica. Já sem Benfica e FC Porto em prova, o Sporting tem, em teoria, uma dose de favoritismo acrescida para conquistar o troféu. Mas também maiores responsabilidades, a começar já pelo jogo frente à briosa. Porque quer limpar a má imagem deixada frente ao Aves e porque joga em casa.

Na antevisão ao encontro, Paulo Bento assumiu o favoritismo da sua equipa, mas alerta para o perigo de um "adversário complicado".

"Penso que a Académica jogará bem. Gosta de circular a bola e é forte na transição defesa/ataque. Temos de estar preparados para um jogo difícil, mas queremos ficar a 90 minutos de jogar o encontro decisivo no Jamor. Compete-nos assumir o comando do jogo e tentar controlar as situações de contra-ataque. Pelos valores em causa e pelo factor casa, penso que somos favoritos", disse o técnico.

Depois do jogo frente ao Desportivo das Aves, Paulo Bento assumiu que a equipa teve o resultado qu mereceu, depois de uma exibição muito pálida. Ainda assim, o treinador leonino rejeita a ideia de uma crise: "todos passamos por momentos difíceis e é nesses momento que as pessoas mostram de que massa são feitas. É isso que vamos mostrar amanhã, de que massa somos feitos".

Do lado da Académica, Manuel Machado reconhece as dificuldades e o favoritismo do Sporting, mas não esconde a ambição de seguir em frente na prova.

As duas equipas já se defrontaram esta temporada, em Alvalade, a contar para a Liga, com vitória para o Sporting, por 1-0.

TAÇA DE PORTUGAL

. Bragança (II) - Belenenses (L), 14h30

. Beira-Mar (L) - Boavista (L), 19h00

. Sporting (L) - Académica (L), 21h00 [RTP1]

. Sporting de Braga (L) - Varzim (LH), 25 de Março